Trofa
Faleceu Guilherme Ramos, ex-presidente da Junta de Freguesia de S. Romão do Coronado

Guilherme Ramos, que foi presidente da Junta de Freguesia de S. Romão durante duas décadas, faleceu este sábado, no Hospital de Coimbra, vítima de um acidente vascular cerebral.
O antigo autarca contava com duas décadas de experiêmvia autárquica, sendo que 12 anos foram consecutivos como presidente da Junta de Freguesia de S. Romão do Coronado. O último mandato terminou em setembro do ano passado.
Pela longa estadia no executivo romanense, Guilherme Ramos ficará na memória da população daquela localidade pelas obras que permitiram o progresso de S Romão. Duas das obras mais emblemáticas são a construção do centro de dia ASCOR, associação na qual presidente da direção, e a requalificação da Casa da Quinta, que transformou na nova sede da Junta de Freguesia.
Em 2010, em entrevista ao NT, Guilherme Ramos descreveu as obras realizadas nas últimas duas décadas: “Felizmente desde que estou na Junta de Freguesia praticamente tudo mudou: a Junta de Freguesia, as ruas, as escolas – foi construída uma EB 2/3 que não existia, embora a comparticipação da Junta fosse diminuta -, houve um desenvolvimento a nível dos transportes e, já a Trofa era concelho, foi possível construir um pavilhão gimnodesportivo. Houve a possibilidade de “pôr em marcha a construção do saneamento básico em mais de metade da freguesia, bem como o abastecimento de água ao domicílio e edificar a Casa Mortuária. Não houve praticamente nenhum cantinho da freguesia que não tenha sido alterado para melhor”.
Guilherme Ramos era casado com Lina Ramos, vereadora da Câmara Municipal da Trofa.
O corpo estaŕá em câmara ardente entre as 12 as 19 horas de amanhã, na Capela da Ressurreição, em S. Romão do Coronado, seguindo-se o funeral.