Fique ligado

Região

Fábrica do Livro promove literatura, celebra a lusofonia e apoia inclusão social

E se livros serão os protagonistas maiores, haverá outros motivos para não faltar a este evento, num espaço que vai celebrar a lusofonia – com a presença de Xanana Gusmão -, ajudar uma associação e promover outras manifestações culturais, como o teatro e a música. A entrada é gratuita.

Avatar

Publicado

em

A Fábrica de Santo Thyrso transforma-se numa Fábrica do Livro, no próximo fim de semana, 5 e 6 de novembro. E se livros serão os protagonistas maiores, haverá outros motivos para não faltar a este evento do E.Leclerc Lordelo-Guimarães, num espaço que vai celebrar a lusofonia – com a presença de Xanana Gusmão -, ajudar uma associação e promover outras manifestações culturais, como o teatro e a música. A entrada é gratuita.

As tardes de sábado e domingo podem ser bem preenchidas num só local. A nave cultural da Fábrica de Santo Thyrso celebrará a literatura e outras artes, numa iniciativa que pretende afirmar-se no panorama cultural da região.

Publicidade

 

Escritor Richard Zimler

Argumentos não faltarão, logo a começar pelo padrinho do evento, Richard Zimler, que marcará presença no sábado, às 16h15, para a apresentação dos mais recentes livros, “Aldeia das Almas Desaparecidas I – A Floresta do Avesso” e “A Cegonha Sem Vergonha”.

Publicidade

Na passadeira das apresentações literárias também passam Nuno Nepomuceno, às 17h10, com os livros da Série Afonso Catalão e a reedição de “A Espia do Oriente”, que celebra dez anos de carreira do escritor.

Às 16h00, a poeta, escritora, artista plástica e curadora moçambicana Sónia Sultuane lança “Roda das Encarnações”, num momento que confirma a vocação deste evento para a promoção da lusofonia, que se estenderá por outras iniciativas, entre as quais a atuação musical de Maestro Gorsy Edu, no arranque do evento, que será seguida do lançamento do livro “Mutilação Genital Feminina”, do embaixador da Guiné Equatorial Tito Mba Ada.
Segue-se M.G. Ferrey, que traz ao evento o novo livro da série Aquorea, “Shore Desvendado”, uma sugestão de literatura fantástica e o segundo livro da autora.

Pelas 18h20, entra em cena António Raminhos, não para um espetáculo de comédia, mas para uma tertúlia, que servirá igualmente para apresentar o livro “Somos Todos Estranhos – Até Percebermos que Isso é Normal”.
Já no domingo, o ex-futebolista e guarda-redes Helton vai marcar presença na qualidade de embaixador da Liga Portugal para uma hora do conto, com apresentação do livro “O Mundo d’O Ligas”, que será animada por três mascotes de clubes portugueses, a partir das 15h00.
E na onda das ações direcionadas para os mais pequenos, às 16h30, Nuno Caravela apresenta os livros da bem-sucedida coleção “O Bando das Cavernas”.

Pedro Chagas Freitas também é um dos autores convidados e estará na Fábrica às 17h30, para apresentar o mais recente livro, “A Raridade das Coisas Banais”.
O evento termina com a apresentação de duas obra que tem ADN tirsense. “Teletrabalho – Princípios e ferramentas práticas do trabalho remoto”, que é co-assinado pelo escritor de Vila das Aves Fernando Moreira, é dado a conhecer ao público às 18h30.
Em parceria com a Editorial Novembro, o E.Leclerc promoveu um Prémio Literário e Ilustração Infantojuvenil “A Fábrica do Livro”, que teve como vencedor João Pedro Bernardo, com a obra “O que esconde a barriga da cobra”. O autor vai receber o prémio na tarde de sábado e apresentar a história.

Uma Fábrica do Livro solidária e que celebra a lusofonia

A Fábrica do Livro tem como temática a CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, com o objetivo de promover a lusofonia através da literatura, arte e cultura. Xanana Gusmão, primeiro presidente eleito de Timor-Leste, também marcará presença no evento. Além disso, também terá cariz social, já que parte das vendas de livros e jogos reverterá para a Associação para o Planeamento da Família (APF), que tem como missão “ajudar as pessoas a fazerem escolhas livres e informadas sobre a sua vida sexual e reprodutiva e promover a parentalidade positiva”.
“Promover a literatura, principalmente nos mais novos, assim como a escrita através de prémios literários e da presença de autores locais e dar a conhecer diferentes países e culturas”. Assim resume Fabrice Lachize, administrador do E.Leclerc de Lordelo, o objetivo d’A Fábrica do Livro.
Além do mercado do livro e das apresentações literárias, há sessão de autógrafos, com Raquel Garcez Pacheco, Olinda Beja, Manuel Forno, Ricardo Ribeiro, Rui Marcelino/Daniel Goose, Eugénio Bezerra, Eusébio André e Maria Alice Medina, todos no sábado.
O teatro também vai encher a nave da Fábrica de Santo Thyrso, graças à Companhia de Teatro de Santo Tirso, que apresentará as peças “Baú dos Malvados”, no sábado, às 14h00, e “Abraços”, às 18h00 de domingo.
No evento também haverá pinturas faciais, magia modelagem de balões e um caricaturista.

Prepare-se para a Fábrica do Livro, com as obras em destaque

Região

Por ano, são diagnosticados 450 casos de cancro na ULS do Médio Ave

Anualmente, mais de 450 novos casos de cancro são referenciados para tratamento na unidade, abrangendo os concelhos de Vila Nova de Famalicão, Santo Tirso e Trofa.

Avatar

Publicado

em

A Unidade Local de Saúde do Médio Ave (ULSMAve) vai assinalar o Dia Mundial do Cancro, que se celebra a 4 de fevereiro, com uma ação de sensibilização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. A iniciativa decorre num contexto em que, anualmente, mais de 450 novos casos de cancro são referenciados para tratamento na unidade, abrangendo os concelhos de Vila Nova de Famalicão, Santo Tirso e Trofa.

Segundo a nota informativa da ULS Médio Ave, os tipos de cancro mais prevalentes na região são o do pulmão, da mama, do aparelho digestivo e da próstata. Só no último ano, foram admitidos para tratamento 130 novos casos de cancro da mama, 60 de cancro colorretal e 45 de cancro gástrico. No entanto, estes números não refletem a totalidade dos diagnósticos, uma vez que alguns doentes são orientados para outras unidades hospitalares.

Publicidade

 

O Serviço de Oncologia da ULSMAve assegura atualmente o tratamento de cancros da mama, gástrico, colorretal e da tiroide, enquanto as restantes neoplasias malignas são acompanhadas no IPO do Porto ou em hospitais de referência de Braga e Porto. Desde 2019, a unidade tem um protocolo de colaboração com o IPO do Porto para melhorar a resposta à patologia oncológica.

Publicidade

A nível global, o cancro continua a ser uma das principais causas de morte, responsável por cerca de 10 milhões de óbitos anuais. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, uma em cada cinco pessoas desenvolverá cancro ao longo da vida, sendo que um terço dos casos pode ser prevenido e outro terço pode ser curado se detetado precocemente e tratado de forma adequada.

Entre as medidas preventivas recomendadas pela ULS Médio Ave estão a adoção de hábitos saudáveis, como evitar o tabaco e o consumo excessivo de álcool, manter um peso saudável, praticar exercício físico regular, vacinar-se contra infeções como o papilomavírus humano (HPV) e a hepatite B, e aderir aos rastreios de diagnóstico precoce.

Continuar a ler...

Região

Preços das casas em alta

No concelho da Trofa, o metro quadrado fixou-se em 1476 euros em dezembro, registando uma ligeira descida de 0,5% face a novembro, mas um aumento anual de 9,6%.

Avatar

Publicado

em

Os preços das habitações nos concelhos da Trofa, Santo Tirso e Vila Nova de Famalicão registaram valores máximos históricos no fim de 2024, de acordo com dados da plataforma Idealista. Apesar de algumas variações mensais, o crescimento anual foi notável, refletindo a tendência de valorização imobiliária na região.

Em Vila Nova de Famalicão, o preço médio do metro quadrado atingiu os 1500 euros, representando um acréscimo de 1,9% em relação a novembro e uma subida de 16,7% face a dezembro de 2023.

Publicidade

 

O valor é o mais alto entre os três concelhos e coloca Famalicão como o quarto concelho mais caro do distrito de Braga, apenas atrás de Esposende (2067 euros), Braga (1975 euros) e Guimarães (1613 euros). Nas freguesias de Brufe e Vila Nova de Famalicão e Calendário, os preços chegaram, respetivamente, a 1865 euros e 1728 euros.

Publicidade

No concelho da Trofa, o metro quadrado fixou-se em 1476 euros em dezembro, registando uma ligeira descida de 0,5% face a novembro, mas um aumento anual de 9,6%. Apesar de não ter superado o valor máximo histórico de novembro de 2024 (1478 euros), a Trofa mantém-se no 10.º lugar dos concelhos mais caros do distrito do Porto, que apresenta uma média de 2916 euros por metro quadrado. Foi, aliás, este um dos distritos com a maior subida percentual do preço das casas, mais 15,9% se se considerar os valores do metro quadrado em dezembro de 2024 e o mês homólogo de 2023.

A plataforma Idealista dá também alguns dados relativos a freguesias. Na freguesia do Coronado, pertencente ao concelho da Trofa, o preço situou-se em 1402 euros, no último mês do ano.

Já no município de Santo Tirso, o preço do metro quadrado alcançou o máximo histórico de 1392 euros, com um aumento significativo de 4,5% face a novembro e 21,1% em relação ao mesmo mês do ano anterior. O concelho ocupa o 11.º lugar no ranking distrital, num contexto em que os valores mais elevados são registados no Porto (3705 euros) e em Matosinhos (3479 euros).

Comparando com os valores de 2015, o crescimento foi evidente em todos os concelhos. Na Trofa, o metro quadrado subiu 112,4%, passando de 695 euros para 1476 euros. Em Santo Tirso, o metro quadrado custava 742 euros há nove anos, menos 650 que agora. E em Famalicão, a valorização foi igualmente acentuada. Em dezembro de 2015, o metro quadrado custava 690 euros, menos de metade do valor registado no fim de 2024.

Em Portugal, a média do custo do metro quadrado, em dezembro de 2024, foi de 2827 euros, mais 10,4% tendo em conta o mesmo mês de 2023. Em 2015, a média do custo do metro quadrado no país situava-se nos 1136 euros.Ainda segundo dados da Idealista, Portugal é o quarto país da União Europeia (UE) com a maior subida dos preços das casas entre 2015 e 2023, apresentando um crescimento de 48,1%, apenas atrás da Hungria, Lituânia e República Checa. A menor subida dos preços foi sentida na Finlândia.

Continuar a ler...

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Farmácia de serviço

arquivo