quant
Fique ligado

Trofa

Escola Profissional do Infante garante empregabilidade com cursos que “respondem às necessidades do território”

A Escola Profissional do Infante (EPI) abre portas no coração da cidade da Trofa e promete trazer aos jovens do concelho, já este ano letivo, uma nova oferta formativa.

Avatar

Publicado

em

Com sede em Gaia, onde ocupa o 1.º lugar no ranking das escolas profissionais, e com uma experiência no Ensino Profissional com mais de 30 anos, a Escola Profissional do Infante (EPI) abre portas no coração da cidade da Trofa e promete trazer aos jovens do concelho, já este ano letivo, uma nova oferta formativa.
Falámos com Bárbara Lopes, psicóloga da escola, e ficámos a saber mais sobre este projeto educativo.

O que distingue a EPI das demais?
A EPI proporciona aos alunos um ensino de excelência. Apostamos em docentes especializados nas diversas áreas técnicas e com uma forte ligação ao mercado de trabalho. Por outro lado, a escola regista uma alta taxa de empregabilidade, uma vez que a oferta formativa responde às necessidades do território. Fazemos ainda um acompanhamento próximo aos alunos, quer durante o período da sua formação, através de orientação vocacional, quer pelo acompanhamento pós formação, com apoio na procura ativa de emprego ou ingresso no ensino superior. Trabalhamos para aproximar os jovens ao que de melhor se faz no contexto nacional e internacional, proporcionando experiências pedagógicas que enriqueçam os alunos. Aqui enquadramos o programa ERASMUS + que possibilita aos jovens a concretização plena das capacidades desenvolvidas em contexto escolar, constituindo uma extensão do espaço de formação.

Publicidade

 

Qual a vossa oferta formativa?
Este ano vamos iniciar com cursos de Educação e Formação de Jovens (CEF), que conferem equivalência ao 9º ano, especificamente com o Curso de Operador de Fotografia. Neste caso, o principal objetivo é a obtenção do 9.º ano através de um percurso educativo especializado com foco no desenvolvimento da vertente técnica.
Vamos ainda abrir Cursos Profissionais, Nível IV, que conferem uma dupla certificação: escolar, equivalência ao 12.º ano de escolaridade, e profissional.
Os cursos que temos disponíveis são o de Técnico/a de Contabilidade, Técnico/a de Multimédia, Técnico/a de Design de Moda e Programador/a de Informática.

Então e porquê a escolha destas áreas em específico?
Se analisarmos a oferta formativa que temos em Gaia, verificamos que é distinta. Apesar de incidirmos na área dos Serviços, aproveitando o know-how e os 33 anos de experiência, o Pólo da Trofa veio adaptar-se ao território. Analisámos a necessidade contratual do tecido empresarial da região e percebemos que estas áreas em específico, Contabilidade, Multimédia, Informática e Design de Moda, são muito procuradas pelos empregadores da Trofa. Especificamente, o curso de Design de Moda surge da necessidade de dar resposta à área têxtil com reconhecida importância na região.

Quem é o vosso público-alvo?
Os cursos CEF destinam-se a jovens entre os 15 e os 17 anos, que tenham, pelo menos, o 6.º ano completo.
Já os Cursos Profissionais têm como público-alvo jovens entre os 14 e os 19 anos e o 9.º ano completo.
Somos uma escola inclusiva e o facto de o ensino ser gratuito permite que a educação seja, verdadeiramente, um direito de todos.
A procura pelo ensino profissional é cada vez maior, nomeadamente por parte de alunos com reconhecido sucesso escolar e com intenção de ingressar no ensino superior, que veem no ensino profissional uma oportunidade de apostar, desde cedo, na área técnica que escolheram.

Neste momento estão abertas as inscrições, que poderão ser feitas presencialmente nas instalações da EPI, situada no Edifício Nova Trofa, antigas instalações da Trofáguas, junto à AEBA, ou através do site www.epinfante-trofa.pt

Pub

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...