Lifestyle
Energia verde em Portugal: que marca escolher?
As preocupações da população também se refletem nas suas escolhas enquanto consumidores.
__________
A sempre presente ameaça do aquecimento global continua a ser uma das questões mais proeminentes da sociedade moderna, mas existem bons motivos para nos sentirmos otimistas. Vários estudos indicam que a população mundial está cada vez mais preocupada com o aquecimento global, e que cada vez mais pessoas ajustam o seu comportamento rumo a um planeta mais verde.
As preocupações da população também se refletem nas suas escolhas enquanto consumidores. O cuidado por escolher produtos que respeitem o ambiente verifica-se a todos os níveis, incluindo na escolha do provedor de eletricidade.
Assim, qual é a marca portuguesa que respeita estes valores verdes relativamente à venda e distribuição de energia elétrica e gás natural?
A alternativa energética verde em Portugal
Fundada em 2008 e com sede em Vila Real, a Goldenergy é uma empresa portuguesa detida pelo grupo suíço AXPO que se tem esforçado continuamente para garantir eletricidade verde e gás natural aos seus clientes. Esta filosofia ambiental conquista cada vez mais adeptos em Portugal, e não é por acaso que a Goldenergy é mais uma vez a Escolha do Consumidor em 2023.
Com uma avaliação global positiva na ordem dos 82%, a Goldenergy superou a concorrência de sete outras marcas de referência no setor, liderando as preferências de mais de 1.600 consumidores na categoria de Energias Renováveis.
Portugal e a aposta nas energias renováveis
A aposta de Portugal nas energias renováveis não começou hoje, mas é mais forte do que nunca. No verão de 2022, o primeiro-ministro António Costa considerou que investir em energias renováveis foi “a aposta certa” aquando de um discurso na cerimónia de inauguração da Central Solar Flutuante de Alqueva. O Governo planeava encerrar a última central a carvão do país em 2023, mas tal aconteceu ainda mais cedo do que previsto, em 2021.
No contexto da União Europeia, Portugal é o sétimo país com a maior percentagem de energias renováveis por consumo geral de energia, sendo apenas superado por países conhecidos pela sua baixa pegada ecológica: nomeadamente (e por ordem decrescente), a Suécia, a Finlândia, a Letónia, a Estónia, a Áustria, e a Dinamarca. Tal feito foi possível, em parte, devido à contribuição de empresas verdes como a Goldenergy.
Como fazer a nossa parte e poupar energia elétrica?
A luta contra o aquecimento global depende de cada um de nós, e a poupança de eletricidade é uma parte fundamental desta batalha. Estas são algumas maneiras simples de poupar energia elétrica no dia a dia:
- Optar por um provedor de eletricidade verde e focado em energias renováveis;
- Desligar equipamentos e luzes sempre que estes não estiverem a ser utilizados;
- Comprar eletrodomésticos com uma etiqueta energética A++ para uma maior eficiência energética;
- Calafetar portas e janelas para evitar o desperdício de eletricidade (desta forma, é necessária menos energia para manter a casa quente no inverno);
- Aproveitar ao máximo os eletrodomésticos—nunca iniciar uma nova lavagem de roupa ou loiça até que a máquina esteja completamente cheia.
Se todos seguirmos estas pequenas regras de conduta, estaremos não só a contribuir para um planeta mais verde e a evitar o desperdício de energia como a poupar na fatura mensal de eletricidade.
-
Assinatura em pdf1 hora atrás
Edição papel nº288 do Jornal do Ave
-
Assinatura em pdf2 semanas atrás
Edição papel nº287 do Jornal do Ave
-
Trofa2 semanas atrás
Colisão faz 4 feridos na EN14
-
Trofa2 semanas atrás
Atendimento na urgência de Famalicão e Santo Tirso só após chamada para SNS24
-
Região1 semana atrás
Santo Tirso acolhe Feira e Fórum do Mel
-
Desporto2 semanas atrás
Manuel Alves conquista título do Grupo 991.2 na Porsche Sprint Challenge Ibérica
-
Crónicas e opinião2 semanas atrás
Linha do Equilíbrio: Aproveitar os raios de sol…!
-
Falecimentos2 semanas atrás
Falecimento de Laura Odete Alves Pereira