Edição 485
Encontrado um ninho de vespas no Muro

Há “uns dez dias”, Manuel Teixeira, morador na Avenida S. Cristóvão, no Muro, avistou “umas vespas” que pensava que “era do lado do vizinho”, mas veio a constatar que o ninho estava situado no cimo de uma das janelas do quarto do filho.
Em conversa com “uns amigos sobre o tamanho” dos insetos, estes comentaram que poderiam ser vespas asiáticas. “Mal disseram isso ligamos à Proteção Civil e mal entramos no site vimos que havia mais casos no concelho da Trofa”, contou.
Na noite desta terça-feira, 5 de agosto, o ninho foi exterminado pelo apicultor José Silva. Este “teria 30 centímetros”, já “um terço do que estava” quando foi descoberto.
Como o ninho estava por cima da janela do quarto do filho, esta “não podia ser aberta”, mas, mesmo assim, o morador chegou a encontrar “algumas dentro de casa”, nomeadamente “na cozinha, quarto do filho e na garagem”. “A que apareceu no quarto acabou por sair, as outras matei-as dentro de casa, sem saber o quão perigosas eram”, referiu.
Quando detetarem um ninho de vespa velutina, a Proteção Civil da Câmara Municipal da Trofa apela para que a contactem de imediato de forma a mobilizar os meios necessários para proceder à destruição deste tipo de ninhos.