Trofa
Duarte Araújo reconduzido como presidente da FAPTrofa para último mandato (c/ vídeo)
Os novos órgãos sociais da Federação das Associações de Pais da Trofa (FAPTrofa) tomaram posse a 7 de fevereiro, numa cerimónia realizada no auditório da Associação Empresarial do Baixo Ave
![](https://www.onoticiasdatrofa.pt/wp-content/uploads/2025/02/tomada-de-posse-faptrofa.jpg)
Os novos órgãos sociais da Federação das Associações de Pais da Trofa (FAPTrofa) tomaram posse a 7 de fevereiro, numa cerimónia realizada no auditório da Associação Empresarial do Baixo Ave, em Bougado. Duarte Araújo foi reconduzido como presidente da direção para aquele que será o seu último mandato.
Apesar de a direção se manter praticamente inalterada, houve uma renovação nos outros órgãos sociais, refletindo uma tendência também presente nas associações de pais locais. “A experiência é importante, mas a entrada de novos elementos traz sangue novo e ainda mais vontade de trabalhar em prol das nossas crianças e jovens”, afirmou Duarte Araújo, em declarações ao Jornal do Ave.
Ao longo dos anos, a direção da FAPTrofa tem procurado estabelecer parcerias com entidades privadas e outras associações para dinamizar projetos que beneficiem a comunidade escolar. Para 2024, mantêm-se atividades emblemáticas como o Dia Mundial da Criança, as colónias balneares, o Carnaval e a festa de final de ano letivo, mas também estão previstas novas iniciativas que proporcionem “experiências diferenciadoras” aos alunos.
Duarte Araújo destacou ainda os desafios crescentes enfrentados pela comunidade educativa, nomeadamente a integração de crianças de diferentes nacionalidades que não têm o português como língua materna, bem como a inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE). “Temos de ter a capacidade de nos adaptar a estas novas realidades e garantir que todas as crianças têm as melhores oportunidades de aprendizagem”, sublinhou.
Presente na cerimónia, em que foram também entregues os selos de “Escola Amiga da Criança” à EB1/JI de Bairros, EB1/JI de Vila e Escola Básica do Castro, a presidente da Confederação das Associações de Pais, Mariana Carvalho, elogiou o papel da FAPTrofa como “parceiro fundamental” na dinamização de atividades que promovem “um grande envolvimento das famílias no bem-estar das crianças”. “É de louvar o que faz em diversas dimensões, seja no Carnaval, como nas colónias balneares e até em atividades desportivas”, acrescentou.
O projeto Amigo da Criança é desenvolvido pela CONFAP, Leya e o psicólogo Eduardo Sá, que cumpre a 8.ª edição este ano, e que tem como obejtivo distinguir projetos desenvolvidos no contexto escolar, em áreas como a sustentabilidade, a ação cívica, a promoção cultural, entre outras.