Fique ligado

Edição 489

Desfolhada juntou murenses no Largo da Serra

Publicado

em

 

No final do jantar de sábado, 13 de setembro, as pessoas deslocaram-se para o Largo da Serra, no Muro, e começaram a desfolhar as espigas de milho.

Pelo 9.º ano consecutivo, a Junta de Freguesia do Muro dinamizou a Desfolhada à Moda Antiga, com o intuito de manter a tradição do que se fazia antigamente e mostrar à geração vindoura o que os lavradores faziam junto ao fontanário da freguesia.

Publicidade

 

Esta iniciativa é muito divertida para as crianças, que se divertem à procura da maçaroca vermelha, conhecida pelo milho-rei. Antigamente, a pessoa que encontrasse o milho-rei dava beijos e abraços às pessoas que compunham a roda. Esta era uma prática em que os rapazes se aproveitavam para se aproximar das raparigas.

Este ano, além da desfolhada, o certame contou com algumas barraquinhas das associações da freguesia e com a projeção do filme “Mandela”.

O presidente da Junta de Freguesia do Muro, Carlos Martins, afirmou que “as pessoas habituaram-se” a esta iniciativa e, enquanto estiver na Junta vai “preservar esta tradição da desfolhada”. “Acho que está a correr bem. As pessoas começam a chegar no fim do jantar. Temos gigantones e trambolineiros a fazer barulho. Não trouxemos ranchos folclóricos porque como há cinema não dava para inserir. Vai correr bem, o tempo está bom”, denotou.

Este ano, Carlos Martins convidou as associações a estarem presentes na desfolhada com uma barraquinha, com a intenção de “mobilizar as forças vivas da freguesia, para que a tradição da desfolhada prevaleça”.

Continuar a ler...
__________________

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...