Fique ligado

Trofa

Cruz Vermelha inaugura Biblioteca Humana na segunda-feira

A cerimónia de inauguração do espaço, na Rua Conde S. Bento, no centro da cidade, às 15h00.

Avatar

Publicado

em

É já na próxima segunda-feira, 29 de maio, que abre a Biblioteca Humana da Trofa. A cerimónia de inauguração do espaço, na Rua Conde S. Bento, no centro da cidade, às 15h00.

Este projeto foi o vencedor da edição de 2022 do Orçamento Participativo Jovem (OPJ), na categoria geral, e foi apresentado pela delegação da Trofa da Cruz Vermelha Portuguesa.

Publicidade

 

Pode ser difícil entender a aplicabilidade de 20 mil euros num projeto que “não é palpável”, mas segundo a instituição o prémio arrecadado no OPJ ajudará a torná-lo num “projeto de todas as instituições, empresas e escolas do concelho”.
Segundo Tânia Quintas, uma das proponentes do projeto, trata-se de criar “uma biblioteca que, em vez de livros, tem pessoas para se conhecer”. “A ideia é que possamos escolher uma pessoa, sentarmo-nos frente a ela e ouvir a sua história. Na Cruz Vermelha, muitas vezes, temos de parar o nosso trabalho para ouvir alguém. Podemos pensar que é só uma história, mas esse ‘só’ faz toda a diferença na vida daquela pessoa”, explicou.
E já que se tem falado “tanto” em “saúde mental”, a jovem espera que a ação comunitária não se fique apenas “pela partilha de vídeos publicitários inspiradores” e se concretize em ações como a Biblioteca Humana, uma ideia que nasceu em 2000, na Dinamarca, e que será materializada através da criação de um espaço, na Rua Conde S. Bento, que estará aberto dois dias por semana. “Era importante que todos partilhássemos projetos na Trofa e este é um projeto para partilhar e reproduzir”, concluiu.

Para “encher as estantes” desta Biblioteca, a Cruz Vermelha precisa de quem queira contar a sua história ou ouvir a história de alguém.

As inscrições podem ser feitas aqui.

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...