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Edição 461

Cruz Vermelha da Trofa ganha 25 mil euros para lançar “Caixa de Sorrisos”

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A delegação da Trofa da Cruz Vermelha Portuguesa é uma das 50 instituições que vai receber apoio monetário da Missão Sorriso, para implementar o projeto “Caixa de Sorrisos”.

 “Promover a melhoria da qualidade de vida de crianças e seniores” era o objetivo do Continente ao lançar, pelo 11º ano consecutivo, mais uma edição da Missão Sorriso. Entre os milhares de projetos inscritos, foi escolhida, através de votos, meia centena que vai receber o apoio através da empresa Continente.

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Na cerimónia, que decorreu no dia 13 de fevereiro na Maternidade Alfredo da Costa, em Lisboa, estavam entre os eleitos a delegação da Trofa da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP), que recebeu “25 mil euros” para pôr em prática o projeto “Caixa de Sorrisos”. Segundo a presidente da delegação da Trofa da CVP, Daniela Esteves, trata-se de um projeto que visa dar “estrutura e qualidade ao apoio alimentar de emergência”, sendo dado a cada agregado “um cabaz alimentar adequado que se fará acompanhar de um livro de receitas saudáveis e práticas” e de “formação na área da higiene e saúde alimentar”. “Esta ‘Caixa de Sorrisos’ permitirá dar mais conforto a todos os que necessitam e evitar a estigmatização, dado que se promoverá contacto com uma superfície comercial local para que os cabazes sejam aí levantados”, declarou.

Para este projeto, a sinalização dos agregados apoiados será feita pelos “técnicos de ação social do concelho”, cabendo à instituição a entrega desta ‘Caixa’, composta por vouchers para levantar “alimentos desde carne, peixe, enlatados, água, conservas, arroz, massa, legumes, entre outros”, que permitam “suprir as carências básicas” dos agregados.

A instituição está neste momento a proceder às “adjudicações de compras e preparação de toda a logística”, para que no “início de abril” o projeto arranque “efetivamente”.

Daniela Esteves explicou que a participação da delegação da Trofa neste concurso é uma forma de aproveitar “todas as oportunidades existentes para que se possa melhorar a vida de quem a procura”. “Com este apoio poderemos duplicar os apoios efetuados ao nível de emergência alimentar do ano transato, o que na situação económica que atravessamos é uma excelente notícia”, sublinhou.

Cruz Vermelha da Trofa celebra Dia Europeu da Vítima com campanha

Na data em que se assinala o Dia Europeu da Vítima, 22 de fevereiro, a delegação da Trofa da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) vai lançar uma campanha, denominada “A violência tem um rosto”,que tem como objetivo “fazer as pessoas pensar sobre a violência doméstica e infantil”.

Segundo os responsáveis desta instituição, este é um problema “em crescendo”. “Temos perceção de que existe muita violência doméstica e que a questão está a ganhar contornos de violência infantil porque recebemos queixas na CPCJ (Comissão Protetora de Crianças e Jovens). É preocupante. As crianças presenciam atos de violência e depois também se tornam vítimas. É um problema em crescendo neste concelho, daí termos decidido alertar para abanar as consciências para que as pessoas saibam que existem soluções”, explicou a coordenadora da delegação da Trofa da CVP, Carla Lima.

A campanha traduz-se na colocação de “oito cartazes com rostos alusivos à violência doméstica” nas ruas principais do concelho da Trofa e de “cinco imagens” no concelho de Famalicão. “O objetivo do projeto é transversal a todos os sítios, a Câmara autorizou porque achou a ideia pertinente e a empresa é de Famalicão. É uma campanha que poderá causar impacto nas pessoas pela violência das imagens. Não são imagens bonitas ou agradáveis. O objetivo é fazer as pessoas pensar para que se evitem estes crimes e se evite que a violência se perpetue no tempo”, contou.

Os rostos que figuram nos cartazes são de pessoas da Trofa e de Famalicão, entre outros concelhos, que também se disponibilizaram gratuitamente para “dar a cara por esta campanha”. Algumas dessas pessoas sofreram mesmo ou conhecem quem tenha sofrido situações de violência, daí terem decidido “dar rosto à campanha para mostrar que é possível dar um passo em frente”.

A campanha está inserida no plano de atividades do projeto “A outra face” da CVP da Trofa, que visa “refletir sobre a igualdade de género” e tem envolvido “milhares de pessoas”, com enfoque para a comunidade escolar: alunos, professores e auxiliares.

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