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Edição 593

Crónica: História do Caminho de Ferro na Trofa tem mais de 140 anos!

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Por estes dias será apresentado publicamente o “Projeto de Requalificação do Corredor Central” e que, em termos práticos, poder-se-á apelidar de Projeto da Zona Envolvente à Estação Antiga (Velha) da Trofa com ligação ao Parque Nª Sª das Dores.
Este espaço e o próprio edifício da Estação Velha têm uma história já antiga. Com efeito, há escritos que registam a passagem da “Via Romana” junto à agora Igreja Matriz de S. Martinho de Bougado e continuava pela agora Rua Alberto Inácio Pimentel, também pelos terrenos junto da Capela de Nª Sª das Dores, Valdeirigo, Trofa Velha, Cedões… até ao Porto (Portocale), escritos esses que remontam ao tempo anterior à data da fundação da nossa nacionalidade.
Mas foi precisamente no século XIX que o nome TROFA catapultou para as primeiras páginas dos jornais da época ; e o nome da freguesia de S. Martinho de Bougado foi “rebatizada” de Trofa, nome que passou a vigorar em tudo o que significou comunicação e transporte. Foram os Correios (CTT) e os Comboios que puseram no Mapa de Porttugal o nome TROFA.
O “Canal da Refer”, termo muito usado nestes últimos anos, e as respetivas plataformas chegaram a ficar totalmente ocupados por carruagens, comboios completos ou apenas máquinas (a vapor ou a diesel). No que ao Caminho de Ferro diz respeito há datas e eventos que a HISTÓRIA JAMAIS APAGARÁ!:
Em 21 de maio de 1875 foi inaugurado o troço entre Porto e Braga.
O primeiro troço da Linha de Guimarães e que ligou Trofa a Vizela, abriu em 31 de dezembro de 1883. Este troço continuou de Vizela até Guimarães (14 de abril de 1884) e terminou em Fafe em 1907.
A ligação à Linha da Póvoa de Varzim verificou-se em 1932.
“Em fevereiro de 1932 já tinham sido concluídas as obras no troço Senhora da Hora e Trofa, que entrou em serviço em 14 de março desse ano. Para a inauguração deste troço, foi organizado um Comboio Especial Porto-Poavista-Guimarães; quando parou na Trofa, foi recebido na gare por uma multidão. Para a ocasião, a estação da Trofa foi decorada com colchas de damasco”. Este registo diz bem o que significou para a época a entrada em funcionamento do movimento ferroviário com passagem e paragem na Trofa. E os trofenses desse tempo ficaram maravilhosamente orgulhosos desse acontecimento, pois tinham esperança que o desenvolvimento da sua terra dependeria muito da passagem do comboio e do movimento que o mesmo acarretaria… e não foram defraudados nas suas expectativas …como veio a confirmar-se posteriormente.

Caminhos de Ferro do Minho
Serviço a começar em 10.04.1876
Ascendentes

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Estações                                             Horas de Partida
Mixto Correio Mixto
Manhã Manhã Tarde
Porto                                                06,42  09,30  05,44
Rio Tinto                                           06,54  09,41  05,55
Ermesinde                                         07,07  09,50 06,08
São Romão                                       07,19  10,03  06,20
TROFA                                              07,40  10,21  06,39
Famalicão                                         08,10  10,42  07,10
Nine                                                 08,17  10,59  07,21
Arentim                                            08,26    —    07,30
Tadim                                               08,33  11,16 07,37
Arentim                                            08,45  11,27 07,49

Descendentes

Estações                                             Horas de Partida
Mixto Correio Mixto
Manhã Tarde Tarde
Braga                                                06,24  01,37  06,07
Tadim                                                06,36  01,51  06,19
Arentim                                             06,45    —    06,28
Nine                                                  06,56  02,08  06,39
Famalicão                                          07,15  02,26  06,58
TROFA                                               07,35  02,45  07,20
São Romão                                        07,51  03,10  07,36
Ermesinde                                         08,08  03,13  07,52
Rio Tinto                                           08,19  03,23  08,02
Porto                                                08,27  03,30  08,10

No ano de 2002 foi desativada a chamada Via Estreita (entre Porto e Guimarães).
Em Agosto de 2010 foi desativado todo o tráfego ferroviário da chamada Via Larga e transferido para a Estação Nova em Paradela, ficando a partir desse ano o edifício da Antiga Estação e toda a área envolvente praticamente “abandonados à sua sorte”…
Virá aí a tão aguardada requalificação deste espaço? “A ver, vamos,” diz o povo na sua sabedoria popular…

 

António Costa

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