Desporto
CR Bougado leva ténis de mesa às escolas e dinamiza modalidade no concelho
O ténis de mesa do Centro Recreativo Bougado (CRB) tem, desde 2023, um rosto incontornável: Fernando Carvalho. Com mais de quatro décadas dedicadas à modalidade, o treinador trouxe consigo uma paixão renovada e um plano ambicioso para colocar o ténis de mesa na agenda desportiva da Trofa.
O ténis de mesa do Centro Recreativo Bougado (CRB) tem, desde 2023, um rosto incontornável: Fernando Carvalho. Com mais de quatro décadas dedicadas à modalidade, o treinador trouxe consigo uma paixão renovada e um plano ambicioso para colocar o ténis de mesa na agenda desportiva da Trofa.
A ideia surgiu durante uma reunião de direção, que acontece num salão onde morava uma mesa de ténis de mesa. Num brainstorming para descobrir atividades para angariar fundos que sustentassem os gastos de manutenção do pavilhão e do processo de certificação obrigatório junto da Federação Portuguesa de Futebol, os diretores do Centro Recreativo Bougado (CRB) decidiram aventurar-se na organização de um torneio de ping-pong. Mas nunca imaginaram que este seria o primeiro passo para o renascimento de uma modalidade que, outrora, existiu no clube.
O torneio, realizado no fim de semana de Páscoa de 2023, foi um sucesso, mas mais do que isso, atraiu a atenção de um “dinossauro” do ténis de mesa. Há mais de 40 anos ligado à modalidade, Fernando Carvalho deparou-se com o anúncio da atividade e espantou-se: a Trofa não tinha ténis de mesa, como é que, de repente, aparece uma associação a realizar um torneio?
“Falei com um dos responsáveis e acabei por me inscrever, junto com a minha filha mais nova. Também tentei sondar para perceber qual era a possibilidade de o CRB ter ténis de mesa e, na altura, um elemento da direção explicou-me que era uma atividade desportiva com o intuito de angariar fundos para a atividade do clube, que se focava no futsal. No entanto, a ideia ficou no ar”, contou o treinador, em entrevista ao Jornal do Ave. Estava feito o primeiro contacto.
Fez-se o torneio e a afinidade ficou. Fernando Carvalho gostou do ambiente da associação e passou a fazer parte da vida do clube. Mas nunca imaginou que, apenas meses depois, estaria a ver nascer um grande projeto de ténis de mesa.
“Em setembro de 2023, a direção contactou-me para anunciar que iria candidatar-se ao Orçamento Participativo Jovem para a criação da secção de ténis de mesa no clube. Ajudei-os a fazer o projeto, fomos a concurso, em dezembro, e não me esqueço que foi um dia muito especial para o nosso clube, 17 de dezembro, dia em que a nossa equipa sénior de futsal conseguiu uma vitória muito importante e que nos juntamos no jantar de Natal”, recordou.
Com o financiamento, a coletividade adquiriu o material necessário, como mesas e equipamentos e com a ajuda de Fernando Carvalho lançou a semente para o projeto. Desde abril deste ano, o trabalho intensificou-se. O treinador assumiu o desafio de levar o ténis de mesa às escolas primárias, onde realizou torneios e demonstrações, que cativaram alunos e professores. A estratégia deu frutos e, em maio, o CR Bougado levou o primeiro atleta a uma competição nacional, o Encontro de Sub-9, na Marinha Grande.
Outros torneios foram realizados no pavilhão do clube, ao longo do verão e outros estão marcados para este mês, fazendo jus à missão de levar a modalidade a todo o concelho. A Associação de Pais da Escola de Bairros incluiu a modalidade nas atividades extracurriculares e Fernando Carvalho anseia que mais estabelecimentos possam mostrar a mesma vontade.
Com Rodrigo, e Gonçalo e Diogo, que se juntaram entretanto como atletas do clube, Fernando Carvalho continua a formar a base de uma equipa promissora.
O projeto tem, desde o início, atraído adultos e até outras associações, como a Casa do Povo de Lousado, que conheceu o projeto num dos torneios realizados e propôs uma parceria à coletividade trofense.
“Hoje temos cerca de dez jogadores adultos e trabalhamos com crianças em várias escolas. Este é um projeto com futuro, mas precisa de continuidade e apoio. As crianças que entram agora no 1.º ciclo precisam de um enquadramento no desporto escolar quando avançarem para o 2.º ciclo”, defende o técnico, que espera conseguir chegar até ao departamento de educação física dos Agrupamentos de Escolas do concelho para a integração da modalidade.
Um olhar no futuro
Ainda com um desafiante caminho para trilhar, não fosse o projeto ter ainda meses de vida, a direção do Centro Recreativo Bougado já pensa no futuro e na possibilidade de criar uma infraestrutura dedicada ao ténis de mesa, acoplada ao pavilhão. “Acredito no potencial deste projeto. Estou a envolver professores e associações de pais para consolidar esta secção. Quando apresentamos algo credível, as entidades apoiam”, sublinha o treinador.
Com um passado rico em experiências, Fernando Carvalho está empenhado em transformar o ténis de mesa numa referência na Trofa, mostrando que a modalidade tem, no CRB, uma casa pronta a crescer e a formar gerações.
-
Assinatura em pdf2 semanas atrás
Edição papel nº289 do Jornal do Ave
-
Trofa2 semanas atrás
Vigent investe 40 milhões de euros nos Açores
-
Trofa2 semanas atrás
Condutor com 3.21g/l furta carro e despista-se na nova rotunda
-
Trofa1 semana atrás
Homem de 21 anos detido junto à ponte da Lagoncinha por sequestro de rapariga de 14 anos.
-
Falecimentos2 semanas atrás
Falecimento de António Luís Soares Oliveira
-
Trofa2 semanas atrás
Planeie com antecedência as refeições de Natal
-
Falecimentos1 semana atrás
Falecimento de Marta Filipa Adónis Inácio
-
Falecimentos2 semanas atrás
Falecimento de Liliana Sofia Azevedo Dias