Ano 2010
Construir as rodas do futuro
Mobilidade eléctrica foi o mote para o concurso lançado pela Renault para os estudantes universitários.
“Building the Wheels of the Future” – Construindo as Rodas do Futuro, é o nome do primeiro concurso universitário lançado pela Renault, em torno da mobilidade eléctrica. O objectivo é desafiar os estudantes de todo o país a “apresentarem propostas estratégicas e soluções inovadoras sobre o futuro do sector automóvel em Portugal”. O grupo vencedor vai ter a oportunidade de realizar um estágio na Renault Portugal e receber uma bolsa de estudo no valor de seis mil euros. Ao professor orientador do projecto será atribuída uma bolsa no valor de três mil euros.
A proposta está aberta a estudantes de todas as áreas de formação académicas do país para apresentação de projectos criativos sobre a mobilidade eléctrica.
Destinado a estudantes ao nível da licenciatura, pós-graduação e mestrado (1.º e 2.º ciclos de Bolonha), em grupos de dois a cinco estudantes, o concurso visa que “a partir do conceito ‘automóvel eléctrico’ e da sua área de formação académica”, os participantes “desenvolvam um projecto criativo baseado em temas como: estudos de mercado, planos de comunicação, business plan para campanha de divulgação do lançamento dos veículos, plano estratégico para o desenvolvimento e lançamento de novos conceitos e serviços”, explica fonte da marca.
Trata-se de uma iniciativa que, para além de estimular o desenvolvimento de soluções inovadoras que contribuam para impulsionar a excelência na formação académica dos estudantes portugueses, visa também contribuir para uma maior e mais eficaz interligação entre as universidades e o mundo empresarial, em linha com os objectivos preconizados no Processo de Bolonha.
Na altura da avaliação, esta vai incidir sobre a definição de problema e objectivos do projecto; metodologia de abordagem (fontes de informação, métodos de análise); capacidade de atingir os objectivos propostos; criatividade; inovação; plano de implementação (caso aplicável); possibilidade de aplicação prática do projecto; sustentabilidade (económica, social, ambiental, etc.) do projecto e apresentação formal do projecto (relatório final).
Numa primeira fase, todos os trabalhos a concurso serão avaliados por um júri, que integra responsáveis da Renault, e que elegerá os cinco melhores. Depois, será o júri de atribuição de prémio (constituído por responsáveis da Renault e por personalidades de referência com qualificações científicas e técnicas para a avaliação dos projectos) que decidirá o trabalho vencedor de acordo com os critérios de avaliação.
Os interessados podem apresentar a candidatura até 30 de Novembro 2010 (1.º Semestre) ou 1 de Março de 2011 (2º Semestre), em www.renault.pt e enviar os projectos até 8 de Março ou 14 de Junho de 2011, respectivamente.
-
Assinatura em pdf3 dias atrás
Edição papel nº288 do Jornal do Ave
-
Trofa2 semanas atrás
Colisão faz 4 feridos na EN14
-
Região2 semanas atrás
Santo Tirso acolhe Feira e Fórum do Mel
-
Crónicas e opinião2 semanas atrás
Linha do Equilíbrio: Aproveitar os raios de sol…!
-
Trofa2 semanas atrás
Choque em cadeia provoca seis feridos na variante de Santo Tirso
-
Trofa2 semanas atrás
Centro Qualifica AE Trofa celebra S.Martinho e promove intercâmbio cultural entre formandos
-
Trofa6 dias atrás
Leilão da Horainox: Unidade industrial e equipamentos avaliados em mais de 860 Mil Euros disponíveis até 20 de Novembro
-
Trofa6 dias atrás
Abriu ao transito a nova rotunda e Avenida de Mosteirô