Edição 565
Comunidade prepara-se para a Semana Santa
O Tempo da Quaresma termina esta quinta-feira, dia em que começa as celebrações do Tríduo Pascal. Estas celebrações são consideradas o ponto culminante de todo o ano litúrgico, por ser a obra da redenção humana e da perfeita glorificação de Deus realizada por Cristo, que, ao morrer, destruiu a nossa morte, e ressuscitando restaurou a vida. O Tríduo Pascal é celebrado na quinta-feira, sexta-feira e sábado, com a recriação da última ceia do Senhor, a sua morte e vigília.
Na paróquia de Santiago de Bougado, as celebrações vão decorrer pelas 21 horas, na Igreja Matriz. Esta quinta-feira, há a missa vespertina da ceia do Senhor e lava-pés. No final, o Santíssimo Sacramento é levado para o altar lateral de Nossa Senhora, com adoração até à meia-noite. Na sexta-feira Santa, Dia de Jejum e Abstinência, realiza-se, pelas 15 horas, a via-sacra, seguido de uma projeção de um filme sobre a Paixão de Cristo, no salão. À noite, há a celebração da Paixão/Morte do Senhor e adoração da Cruz. Já no sábado, a vigília Pascal será celebrada em conjunto com a paróquia de S. Martinho de Bougado, pelas 21.30 horas, na Igreja Nova.
A visita Pascal começa pelas 9.15 horas, com a saída de sete cruzes que vão percorrer a paróquia anunciando a alegria pascal. No final, os grupos das cruzes concentram-se em Cidai, até às 20 horas, de onde seguem até à Igreja Matriz onde se conclui com a eucaristia solene. Este ano, Bruno Ferreira, pároco de Santiago de Bougado, vai andar, na parte da tarde, pela aldeia de Cedões. “Estamos a fazer o trabalho que temos feito todos os anos, melhorando sempre aquilo que temos a melhorar. Esta semana é a mais importante da Igreja e todos os grupos da liturgia estão a preparar-se para as grandes celebrações”, contou o padre Bruno Ferreira, que tem feito “todo o esforço” para que esta Semana Santa seja “plenamente vivida e bem celebrada na comunidade”.
16 cruzes em S. Martinho de Bougado
A paróquia de S. Martinho de Bougado vai celebrar o Tríduo Pascal na Igreja Nova, pelas 21 horas. Na quinta-feira Santa há a missa da Ceia do Senhor, que será dinamizada pelo 3.º ano de catequese, e na sexta-feira a celebração da Paixão do Senhor. Já a vigília Pascal, dinamizada em conjunto com a paróquia de Santiago de Bougado, será pelas 21.30 horas.
Este ano, a visita Pascal conta com mais uma cruz, para a zona de Paradela. Assim, no final da missa das 8 horas, 16 cruzes vão sair da Igreja Nova. Pelas 18.30 horas, há a concentração na Capela de Nossa Senhora das Dores, de onde sai em procissão em direção ao quartel dos Bombeiros Voluntários da Trofa e daí para a Igreja Nova, onde será celebrada a eucaristia de encerramento.
O pároco de S. Martinho de Bougado, Luciano Lagoa, contou que a Semana Santa está a ser preparada com “bastante interesse e empenho das pessoas”, procurando que as celebrações tenham “impacto nas populações”. O facto de a vigília Pascal ser dinamizada em conjunto com a paróquia de Santiago de Bougado fará com que seja “uma celebração muito viva e significativa para as duas comunidades paroquiais”.
O pároco deixou “votos de uma Boa Páscoa a todos os leitores d’ O Notícias da Trofa e a todos os trofenses”.
Padre Rui Alves junta movimentos paroquiais de S. Romão e S. Mamede
O padre Manuel Domingues vai presidir as celebrações do Tríduo Pascal na paróquia de S. Cristóvão do Muro, a decorrer pelas 21 horas, na Igreja Matriz. A celebração da Páscoa começa com a eucaristia pelas 8 horas e, no final, sairá o compasso para percorrer todas as casas da freguesia, terminando com uma eucaristia pelas 17 horas.
Na paróquia de S. Mamede do Coronado, as celebrações do Tríduo Pascal vão realizar-se pelas 21 horas na Igreja Paroquial, enquanto em S. Romão é às 19 horas. No sábado, as paróquias de S. Mamede e S. Romão do Coronado vão unir-se para dinamizar a vigília Pascal, a realizar-se na Igreja Paroquial de S. Mamede. Segundo Rui Alves, pároco de S. Cristóvão do Muro, S. Mamede e S. Romão do Coronado, a dinamização conjunta da Vigília deve-se à “falta de sacerdotes”, mas também tem que “ser união”. O padre salientou que este não é um sinal de que vai juntar as paróquias, justificando que há “momentos pontuais que tem que acontecer”, para “celebrar melhor e pela necessidade”. “Como diz S. Paulo, a caridade, o amor, a justiça, a liberdade não têm fronteiras, raça e não tem cor. Vamos juntar-nos na Igreja de S. Mamede este ano e juntar as duas comunidades paroquiais numa celebração e, no final, vamos conviver. Vou pôr Vinho do Porto, pão de ló, os jovens vão tocar umas guitarradas e vamos cantar que é aquilo que faz falta ao povo”, referiu.
No domingo de Páscoa, há celebração da eucaristia às 7 horas na Igreja Paroquial de S. Mamede, com saída das cruzes pelas 9 horas, terminando, no mesmo local, pelas 17 horas. Já em S. Romão a celebração acontece pelas 8 horas na Capela de São Bartolomeu, em que, no final, inicia a visita pascal, que termina com uma eucaristia na Igreja Paroquial, às 19 horas, com a recolha das cruzes.
O padre Rui Alves deseja “uma boa Páscoa a todos os trofenses”, em especial aos seus paroquianos. “Não queria deixar passar este momento sem desejar uma boa Páscoa a todos os trofenses e de forma particular àqueles que passam por situações mais difíceis. Que vejam também em mim uma pessoa que irá certamente rezar por eles e que irá pedir ao Senhor para que a esperança que nasce da Páscoa seja algo que dê força e ânimo para continuar a caminhar”, terminou.
Na paróquia de Guidões, as celebrações do Tríduo Pascal decorrem pelas 21 horas de quinta-feira, sexta-feira e sábado, na Igreja Paroquial. No domingo, há eucaristia pelas 8 horas, na Igreja, e no final saem quatro cruzes que vão percorrer a freguesia. O encerramento acontece com a eucaristia das 19 horas.
Já na paróquia de Covelas, três cruzes vão sair da Capela de S. Gonçalo depois da eucaristia das 8 horas. O encerramento é na Igreja Matriz de Covelas, com uma eucaristia pelas 19 horas. O NT tentou contactar José Ramos, pároco de Alvarelhos, Covelas e Guidões, mas até ao fecho de edição não obtivemos resposta. Por essa razão, não temos informações sobre a Semana Santa na paróquia de Alvarelhos.
-
Assinatura em pdf7 dias atrás
Edição papel nº288 do Jornal do Ave
-
Trofa1 semana atrás
Leilão da Horainox: Unidade industrial e equipamentos avaliados em mais de 860 Mil Euros disponíveis até 20 de Novembro
-
Trofa1 semana atrás
Abriu ao transito a nova rotunda e Avenida de Mosteirô
-
Falecimentos2 semanas atrás
Falecimento de António Maia de Sá
-
Falecimentos1 semana atrás
Falecimento de Maria da Conceição Dias e Silva
-
Desporto2 semanas atrás
Reko Silva reforça meio-campo do Trofense
-
Trofa1 semana atrás
Noélia Pedrosa e Gabriela Araújo vencem o concurso Lusófono da Trofa – Prémio Matilde Rosa Araújo 2024
-
Trofa2 semanas atrás
MELHORES ALUNOS DO ANO LETIVO 2023/2024 PREMIADOS PELA CÂMARA MUNICIPAL DA TROFA