quant
Fique ligado

Crónicas e opinião

Compromissos para 2025

“Podiam ser os meus desejos para 2025. Mas prefiro defini-los como compromissos que assumo para concretizar ao vosso serviço.”

Amadeu Dias

Publicado

em

Estimad@s leitores, neste final de ano dirijo-me a cada um de vós para vos deixar uma mensagem de esperança para o ano novo que aí vem, e partilhar convosco alguns dos desejos que quero concretizar no nosso concelho.

Esta época festiva, celebrada em família e onde a união prevalece, é também uma época de reencontro com os valores que nos definem. Esta quadra festiva é um momento de olhar para a nossa terra e refletir sobre tudo o que podemos conquistar juntos.

Publicidade

 

A Trofa é feita de pessoas com uma força e resiliência inigualáveis, que constroem, todos os dias, a riqueza da nossa identidade. É tempo de reconhecer esse valor, de dignificar a nossa terra e de acreditar que somos capazes de mais. Merecemos mais. Quero estar ao vosso lado, partilhar as vossas preocupações e juntos vamos construir o futuro que desejamos para a Trofa.

2025 traz uma nova oportunidade: a oportunidade de mudar. 2025 pode ser o ano de uma Nova Trofa, o ano em que, juntos, damos passos firmes rumo a um Concelho mais desenvolvido, mais justo e mais próximo das necessidades de todos os Trofenses. Com Confiança e Compromisso. Juntos, transformaremos a Trofa. E essa transformação, que tem sido percecionada pelo que vou recolhendo do contacto com as nossas associações, com os nossos empresários e convosco no dia a dia, passa obrigatoriamente por alguns dos pontos que elencarei. Podiam ser os meus desejos para 2025. Mas prefiro defini-los como compromissos que assumo para concretizar ao vosso serviço.

– Habitação: depois de termos desperdiçado nos últimos 5 anos muitos milhões de euros disponíveis para construção sem custos, depois de termos falhado na construção de habitação a custos controlados, depois de falharmos redondamente na estratégia local de habitação, é a hora de avançarmos para uma nova estratégia local de habitação que garanta nova habitação a custos controlados e disponibilize habitação com rendas acessíveis. É urgente fazermos muito mais do que operações de maquilhagem na habitação municipal.

– Iluminação pública: um dos elementos mais importantes da nossa segurança. Não sei se o problema é da nova iluminação, que já agora nos custou milhões de euros. Se é por incompetência ou incapacidade. O que é certo, é que o nosso concelho é nos últimos dois anos um concelho escuro, com pouca iluminação. Este problema não se esgota nas estradas. O Parque Nossa Senhora das Dores, o Parque Dr. Lima Carneiro, o Parque das Azenhas, entre outros locais públicos, são locais escuros, com pouca luz. É urgente reforçar a iluminação. Convosco assumo esse compromisso. Na Trofa não andaremos mais às escuras. O reforço da iluminação pública é prioritário.

– Rede viária: o que dizer das nossas estradas? Há muitos anos que não se via tal desleixo. São dezenas as ruas e estradas onde é difícil perceber se há mais metros de buracos ou mais metros de pavimento bom. É inadmissível acumular tantos problemas durante mais de 3 anos. Todos nós merecemos muito mais. Lançarei um programa articulado com os Presidentes de Junta, para que todos os anos sejam feitas intervenções nas diferentes freguesias impedindo que a Trofa se transforme naquilo que tem sido: um concelho todo esburacado.

– Áreas de localização empresariais: a Trofa é um concelho dinâmico e muito se deve às nossas empresas. Empresas que poderiam ser muito mais competitivas se o município fosse capaz de oferecer melhores condições. Precisamos de construir, com urgência, pelo menos duas novas áreas de localização empresariais. E neste ponto temos que ser parceiros ativos. Temos que ser parte da solução e construirmos as infraestruturas básicas, seja a rede de saneamento e/ou água, tal como abrir a rede viária. Juntamente com investidores, tornaremos a Trofa um concelho atrativo para quem se quiser instalar, mas seremos em primeiro lugar um concelho que oferece melhores condições às nossas empresas.

Estimad@s leitores, estes são apenas alguns pontos que considero fundamentais para que a Trofa seja um concelho melhor.

Acredito que juntos podemos elevar a Trofa e transformá-la no lugar em que todos nos orgulhamos. Esse é o compromisso que assumo convosco, com toda a determinação. Nesta quadra festiva, desejo que o espírito de união e de amor esteja presente em cada uma das vossas casas.

Que o novo ano traga saúde, alegria e a força necessária para continuarmos a sonhar e a concretizar os nossos projetos coletivos.

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...