quant
Fique ligado

Crónicas e opinião

Cantinho da Saúde: Yoga – celebrar a harmonia entre corpo e mente

A coincidir com o solstício de verão, o Dia Internacional do Yoga comemora-se a 21 de junho, simbolizando a procura pelo equilíbrio e harmonia entre o corpo e a mente.

Avatar

Publicado

em

A coincidir com o solstício de verão, o Dia Internacional do Yoga comemora-se a 21 de junho, simbolizando a procura pelo equilíbrio e harmonia entre o corpo e a mente. Proclamado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2014, através da Resolução 69/131, o Dia Internacional do Yoga visa promover um estilo de vida sustentável e em harmonia com o planeta. A essência do yoga é o equilíbrio, tanto entre corpo e mente quanto na relação entre os humanos e o mundo ao seu redor, enfatizando valores como disciplina, atenção, moderação e perseverança.

Com origem há cerca de 5000 anos, a prática milenar vinda da Índia consiste numa combinação de posturas físicas, as “asanas”, exercícios de respiração, “pranayama”, meditação e princípios éticos e espirituais.

As “asanas” são posições corporais que fortalecem e alongam os músculos, melhoram a postura, aumentam a flexibilidade e promovem o equilíbrio. As diferentes posturas ativam músculos específicos, melhoram a circulação sanguínea e ajudam a tonificar o corpo.

Já os “pranayama” referem-se às técnicas de controlo da respiração que ajudam a aumentar a capacidade pulmonar, melhorar a oxigenação do sangue e acalmar a mente. A respiração consciente e controlada é fundamental para alcançar estados de relaxamento e meditação, prática de foco mental que ajuda a aumentar a concentração, reduzir o stresse e promover o autoconhecimento.

Os princípios éticos e morais, como os “Yamas” (restrições) e “Niyamas” (observâncias), orientam o comportamento e o estilo de vida dos praticantes. Incluem valores como a não-violência, veracidade, moderação, contentamento e autodisciplina.

Para muitos, o yoga é também uma prática espiritual que promove a conexão com o eu interior e um sentido de paz profunda.

O yoga pode ser praticado por pessoas de todas as idades e condições físicas, com aulas específicas para crianças, grávidas, idosos e indivíduos com necessidades especiais. A prática regular do yoga contribui para uma vida mais saudável, equilibrada e harmoniosa.

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...