Fique ligado

Crónicas e opinião

Cantinho da Saúde: Outubro rosa

A prevenção do cancro da mama implica adotar um estilo de vida saudável e realizar exames de rastreio adequados.

Avatar

Publicado

em

O Dia Mundial Contra o Cancro da Mama é uma data dedicada à sensibilização e à luta contra o cancro da mama. Geralmente, é assinalado a 19 de outubro e serve reforço à consciencialização sobre a importância da deteção precoce, prevenção e tratamento do cancro da mama.
A prevenção do cancro da mama implica adotar um estilo de vida saudável e realizar exames de rastreio adequados. Embora não seja possível eliminar por completo o risco de desenvolver a patologia, pode-se reduzir as suas probabilidades, tomando alguns cuidados, a começar pelo autoexame das mamas, na hora do banho, por exemplo, para detetar quaisquer alterações, como nódulos, inchaço, dor ou mudanças na textura da pele.
As mamografias são exames de rastreio, que podem detetar tumores na mama antes de se tornarem palpáveis. Consulte o seu médico para determinar quando deve começar a realizar mamografias e com que frequência, com base nos seus fatores de risco pessoais.
Assumir um estilo de vida saudável também pode contribuir para a prevenção. Opte por uma alimentação cuidada, consumindo uma dieta rica em frutas, vegetais, cereais integrais e proteínas magras. Evite o consumo de alimentos processados e ricos em gorduras saturadas. Se não conseguir deixar de os consumir, defina datas “especiais” e esporádicas.
Tente organizar a sua rotina para que o exercício físico também esteja entre as atividades diárias, seja na forma de uma caminhada ou outra modalidade do seu agrado. O importante é pôr o corpo a mexer.
O excesso de peso está associado a um maior risco de cancro da mama, pelo que é importante ter atenção ao controlo do Índice de Massa Corporal.
O que também está relacionado com a doença é o consumo de álcool, por isso, evite ingeri-lo.
É também importante conversar com o médico sobre os fatores de risco pessoais, como histórico familiar e genético, idade e outros.
Lembre-se de que a prevenção não garante que não desenvolverá cancro da mama, mas pode reduzir o seu risco. A deteção precoce é fundamental, portanto, esteja atenta a alterações nos seus seios e siga as recomendações de rastreio médico.

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...