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Edição 536

Campeões de outrora aceleram no Coronado

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É apaixonado pelos carros, acompanha o desporto motorizado há muitos anos e tem saudades de ver antigas máquinas que fizeram campeões nas décadas de 70, 80 e 90? Então prepare-se para as voltar a ver a acelerar nas serras de Vilar de Luz, no Coronado, e de Covelas, a 31 de outubro. Pela primeira vez em Portugal, realiza-se um rali que reunirá os carros e pilotos mais emblemáticos da história do automobilismo dos últimos 40 anos. Deste tipo realizam-se por toda a Europa competições do tipo, como o RallyLegend e o Eifel Rally Festival.
A organização é da Xicane – organiza provas como o Motorshow Porto – e conta com a parceria da Junta de Freguesia do Coronado e do Clube Automóvel de Santo Tirso (CAST). A prova está já calendarizada pela Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting e tem carácter de exclusividade, uma vez que as inscrições serão feitas por convite e por candidatura (sujeita a aprovação), até um máximo de 50 equipas.
Terá como centro nevrálgico a estação ferroviária de S. Romão do Coronado e contará com seis provas especiais ou duas classificativas – S. Romão do Coronado (8,20 quilómetros) e Serra (6,65 quilómetros) – que se repetirão por três vezes, perfazendo perto de 50 quilómetros disputados ao cronómetro, a que correspondem cerca de 80 quilómetros de percurso total.
José Ferreira, presidente da Junta de Freguesia do Coronado, afirmou que “este rally está a despertar muita curiosidade pela ousadia e pelo facto de ser um acontecimento inédito no desporto automóvel nacional”. “Enquanto Junta de Freguesia, estamos empenhados na realização desta prova para que, mais uma vez, estejam reunidas condições para atrairmos turistas à Vila do Coronado. Estou convencido que assim será e que iremos receber muita gente de fora”, sublinhou o autarca.
Recorde-se que, em 2014, as ruas do Coronado foram palco do Rali dos Patrocinadores. Desta vez, a prova tem outros moldes e será afastada do centro urbano, privilegiando a montanha.

“Que seja a primeira de muitas edições”
A Xicane tinha intenção de avançar com uma iniciativa deste tipo “há sete anos”, mas só agora se reuniram condições para a realizar. “Tal como apoiou o último rali que recebeu o ano passado, a Junta de Freguesia dispôs meios logísticos e angariação de parceiros que apoiarão financeiramente a prova”, explicou Pedro Ortigão, responsável pela Xicane, a propósito da parceria com o executivo do Coronado. E por ter “assumido o risco” de “avançar com a primeira edição” do RallySpirit, a freguesia merece o “compromisso ético” da entidade promotora de que “a prova estará sempre centralizada no Coronado nos próximos anos”. “Nunca abandonaremos quem nos apoiou no início”, sublinhou Pedro Ortigão.
O responsável admitiu a dificuldade de se promover uma competição com estas características, uma vez que envolve a participação de carros “que é difícil trazer à rua”, pelo “valor patrimonial e sentimental que têm para os colecionadores e proprietários”.
Mesmo assim, já há confirmações (ver caixa) da participação de máquinas que fizeram furor noutros tempos e até “há já contactos com o estrangeiro”, divulgou Carlos Guimarães, presidente do CAST. “Acho que é a primeira vez que um rali começa a ser falado tão cedo. Está a movimentar muitas pessoas, inclusive pilotos”, afiançou.
A organização quer que o rali “seja idêntico aos que se realizavam nas últimas décadas” e por isso o troço também foi a pensar nisso, “tendo diferenças de piso”.
O RallySpirit terá ainda um espaço especial para que o público contacte com os pilotos e está a ser estudada a possibilidade de “deslocá-lo de autocarro do centro nevrálgico ao local das provas especiais”.

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“Máquinas” já confirmadas


Passou pelo Campeonato Mundial de Ralis de Grupo N, em 1992, e um ano antes tinha acelerado no Campeonato Nacional de Ralis. O Ford Sierra RS Cosworth 4-4 foi uma das presenças confirmadas pela organização do RallySpirit.
O mesmo se pode dizer da “Qatrelle”, um Renaul 4GTL, que participou em dez ralis do WRC. Será pilotado por Pinto dos Santos.
Já Hélder e Filipe Oliveira vão levar um Lancia Delta Integrale 16 V, que pertenceu à equipa italiana Martini Racing e que, no passado, foi guiado pelo tetracampeão do Mundo de Ralis, Juha Kankkunen.
O RallySpirit vai ainda ter nos trilhos do Coronado o Ford Escort MK II de Gonçalo Figueiroa.

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