Trofa
Câmara Municipal da Trofa tem duas salas snoezelen abertas à comunidade
A Câmara Municipal da Trofa tem ao dispor de toda a comunidade duas salas de estimulação sensorial – snoezelen, uma sala em cada agrupamento de escolas locais, designadamente na Escola Básica de Castro e na Escola Básica de Finzes.
Numa ação integrada no plano de Ação de Educação Especial – Trofa + Inclusiva, a Câmara Municipal da Trofa tem, desde maio, duas salas de Estimulação Sensorial (snoezelen) disponíveis, quer para a Comunidade Escolar, quer para toda a população Trofense.
O conceito de sala multidisciplinar Snoezelen proporciona conforto através do uso de uma grande quantidade de estímulos sensoriais controlados, que podem ser usados de forma individual ou combinada, e que vão desde os efeitos de sons e notas musicais a efeitos de luz, passando pela estimulação tátil e pelos aromas.
O ambiente proporcionado é seguro e promove autocontrolo, autonomia, descoberta e exploração, bem como efeitos terapêuticos e pedagógicos positivos. Este ambiente multissensorial, permite estimular os sentidos primários – tato, paladar, visão, audição e olfato – sem recorrer às capacidades intelectuais dos indivíduos. A confiança e o relaxamento são incentivados através de terapias não diretivas.
As Salas dos Sete Sentidos funcionam na EB de Castro e na EB de Finzes e estão dotadas de um ambiente versátil e adaptável a diferentes contextos, desde terapias para utilizadores com necessidades específicas, momentos de relaxamento e autoconhecimento até ambientes educacionais. As salas snoezelen dispõem de ambientes ricos e experiências sensoriais focados nos sete sentidos: visão, audição, tato, paladar, olfato, equilíbrio e propriocepção (sensações internas).
As salas têm o objetivo de proporcionar uma resposta terapêutica especializada em áreas de atuação mais sensíveis, dispondo de recursos e ferramentas tecnológicas adequadas, criando um ambiente onde os estímulos sensoriais podem ser usados, individualmente ou combinados, de forma a promover o bem-estar e melhorar a qualidade de vida dos utilizadores e famílias.
PÚBLICO-ALVO
Apesar de estarem localizadas nas escolas, as salas estão abertas a toda a comunidade trofense com necessidades específicas de nível físico, cognitivo, sensorial, social ou emocional, estado as duas salas adaptadas para pessoas com mobilidade reduzida. As sessões podem ser realizadas de forma individual ou em grupos pequenos.
A Câmara Municipal da Trofa pretende que as salas estejam disponíveis para os alunos com necessidades educativas especiais do Concelho, bem como para utentes das IPSS´s locais e para o público em geral com necessidades específicas clinicamente comprovadas.
PROJETO MAIS ALARGADO
Para além da criação das Salas Snoezelen, a Câmara Municipal da Trofa arrancou no passado ano letivo com o Projeto “Desafios em Férias”, que criou uma resposta efetiva às necessidades e potencialidades de todos e de cada um dos alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE), nos períodos de interrupção letiva – através de um conjunto de atividades diferenciadas e inclusivas.
-
Assinatura em pdf2 dias atrás
Edição papel nº288 do Jornal do Ave
-
Trofa2 semanas atrás
Colisão faz 4 feridos na EN14
-
Região2 semanas atrás
Santo Tirso acolhe Feira e Fórum do Mel
-
Crónicas e opinião2 semanas atrás
Linha do Equilíbrio: Aproveitar os raios de sol…!
-
Trofa2 semanas atrás
Choque em cadeia provoca seis feridos na variante de Santo Tirso
-
Trofa2 semanas atrás
Centro Qualifica AE Trofa celebra S.Martinho e promove intercâmbio cultural entre formandos
-
Trofa5 dias atrás
Leilão da Horainox: Unidade industrial e equipamentos avaliados em mais de 860 Mil Euros disponíveis até 20 de Novembro
-
Trofa5 dias atrás
Abriu ao transito a nova rotunda e Avenida de Mosteirô