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CÂMARA DA TROFA MANTÉM APOSTA NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL ESCOLAR

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Consciente da temática ambiental, a Câmara Municipal da Trofa mantém aposta na Educação Ambiental no presente ano letivo. Destinado à Comunidade Escolar e a toda a população Trofense, a Autarquia desenvolve um plano de atividades e ações dedicadas à temática do Ambiente.

Fomentar a criação de hábitos de sustentabilidade e comportamentos que minimizem o efeito da poluição, são os objetivos da Câmara Municipal da Trofa com o seu Plano de Educação Ambiental.

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Repetindo a divisão do Plano de Atividades de Educação Ambiental em sete temas: Programas, Ar, Ruído e Mobilidade, Água, Resíduos, Biodiversidade, Energia e Eventos Temáticos, o reforço, aumento e consolidação de iniciativas e alargamento dos público-alvo são as principais novidades para a plano escolar de 2024/2025, numa clara aposta da autarquia trofense na sustentabilidade.

“Pretendemos todos os anos reforçar e consolidar a mensagem da importância da Educação Ambiental junto da Comunidade Escolar. É essencial que as nossas crianças e jovens adquiram conhecimentos e desenvolvam habilidades, atitudes e valores que os capacitem a adotarem comportamentos de forma responsável e sustentável em relação ao ambiente” salienta Sérgio Araujo, Vereador do Ambiente e Educação da Câmara Municipal da Trofa.

Ao longo do ano letivo serão realizados três programas para todos os estabelecimentos de ensino, o Programa Eco-Escolas, com o objetivo de encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pelas escolas, o projeto A Natureza é a Melhor Sala de Aula”, um programa desenvolvido em parceria com o Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Área Metropolitana do Porto (CRE.Porto), estimulando a utilização da Natureza (a floresta, a mata, o parque ou o espaço verde da escola) como um espaço privilegiado de ensino-aprendizagem e o Projeto RELI – Recreio Escolar Livre de Invasoras, com o objetivo de eliminar das espécies invasoras na escola, potenciando os espaços verdes da escola para promover a biodiversidade local, através da integração da comunidade escolar e o seu espaço lúdico, tornando-os os principais agentes de mudança.

Ar, Ruído e Mobilidade são as áreas abordadas no segundo tema do Plano direcionado para todos os alunos do 1º ciclo. Ciente da importância de envolver a comunidade e o sistema educacional na formação das crianças e jovens para serem cidadãos mais informados, mais conscientes e mais responsáveis, a Câmara Municipal da Trofa pretende realizar ações de sensibilização através de um vídeo captado em 360º, e com recurso a óculos de realidade virtual.

No terceiro tema, Água, em parceria com as Águas do Norte a Câmara Municipal da Trofa dinamiza para os alunos do 4º ano, “Eu Bebo agua da Torneira”, uma oficina com o objetivo de reconhecer o valor essencial da água no planeta e na vida das pessoas, evidenciar a água da rede pública como a escolha mais saudável, segura e sustentável, aumentar a confiança dos consumidores na qualidade da água da torneira, reduzir o consumo de água engarrafada, diminuindo o uso de plásticos descartáveis e promover o uso eficiente da água.

Já O valor da água” é uma atividade direcionada para os alunos do 5º ano, com recurso ao microscópio, os alunos irão descobrir os micro seres que habitam na água e qual o seu ciclo. Para além de dar a conhecer as particularidades da água, este projeto alerta e educa para o interesse do saneamento na saúde pública e na proteção do ambiente, aumentar a confiança dos consumidores na qualidade da água da torneira e reduzir o consumo de água engarrafada, diminuindo o uso de plásticos descartáveis.

Para os alunos 3.º ciclo do ensino básico e ensino secundário, a “Fábricas de água – Visitas guiadas às ETA ou ETAR” serão promovidas visitas a uma ETA – Estação de Tratamento de Água ou a uma ETAR – Estação de Tratamento de Águas Residuais, com o claro objetivo de explicar o funcionamento das ETA e ETAR, evidenciar a água da rede pública como a escolha mais saudável, segura e sustentável.

Em parceria com a Indaqua, o Projeto educativo “Água Segura” assenta em 3 vertentes, aulas teóricas, prática e um concurso de desenho “Os Ciclos Natural e Urbano da Água”, para os alunos do 4º ano. Para os alunos do 2.º e 3.º Ciclo do Ensino Básico, serão ministradas palestras sobre “Uso sustentável da água”, inseridos na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento. Fomentar o gosto pela escrita e pela leitura aos alunos do 3º e 4º ano, inserido na comemoração do Dia Mundial da Água será lançado um concurso de poesia original e criativa “Fala de Água com Amor” é o tema do concurso que terá a particularidade de conter as palavras “Água” e “Trofa” no poema de cada aluno concorrente.

O tema Resíduos, abrange duas atividades para os alunos do pré-escolar, “Oficina Papel Reciclado” com recurso ao papel de jornal, panfletos e folhas de rascunho, são produzidas folhas recicladas, coloridas com tinta e decoradas com motivos naturais: flores, pétalas, cereais e ervas aromáticas. Já no “Reciclar é Ganhar”, pretende a autarquia Trofense ensinar os alunos a racionar o uso do papel e consequente preservação da floresta e educar para a separação dos resíduos urbanos. Destinadas às EB1 e JI, às EB2/3 e às Escolas Secundárias, o Programa “Ecovalor” consiste em ações de sensibilização para a consciencialização ambiental e para a problemática dos resíduos.

Ainda dentro do tema dedicado aos Resíduos, a Resinorte lançará 9 concursos. Aberto para toda a Comunidade Escolar, o “Separa e ganha – ecoponto azul e amarelo” consiste numa competição entre instituições de qualquer nível de ensino. Os estabelecimentos de ensino serão premiados de acordo com as quantidades de resíduos de embalagem separadas para reciclar, com o objetivo de aumentar as quantidades de plástico, metal, pacotes de bebida e papel e cartão encaminhados para reciclagem, assim como sensibilizar e educar a comunidade escolar, seus familiares e a comunidade envolvente para a correta utilização dos ecopontos amarelo e azul. Para além do “Separa e ganha – ecoponto azul e amarelo”, a Resinorte lançará também o “Na minha escola, também aprendo educação ambiental”, um concurso direcionado também a toda a Comunidade Escolar, onde os alunos recebem o estímulo de elaborarem um cartaz que destaque todos os esforços que a sua escola já realizou para ajudar o ambiente.

Para alunos do pré-escolar e 1º ciclo, a Resinorte lança 3 concursos, “Troca a black friday por um green planet”, um concurso que incentiva os alunos a refletirem sobre a importância da sustentabilidade através da criação de um saco de compras reciclável (feito a partir de material reutilizado), sendo este saco uma alusão às compras feitas de forma massiva na famosa Black Friday. “Para a família impressionar, material eu vou reutilizar”, desafia as crianças a elaborarem um presente criativo utilizando materiais recicláveis com destino ao ecoponto, integrando uma mensagem sobre a época de Natal e um apelo à separação dos resíduos. “Neste carnaval farei uma máscara original” é lançado o desafio para a criação de uma máscara feita totalmente a partir de material reciclável com destino ao ecoponto.

Para o 2º e 3º ciclo do ensino básico, estão também previstos três concursos, “É na biblioteca escolar que eu consigo sonhar…” desafia os alunos a criar um livro que aborde as regras da reciclagem, explicando o processo e os materiais que podem ser reciclados. “Usa a tua voz para gritar pelo planeta” tem como principal objetivo de assinalar a importância da rádio como meio de comunicação e massas, solicitando que os alunos sejam originais e criativos na forma como transmitem a mensagem, utilizando para tal, estatísticas, dados de relatórios nacionais e/ou notícias, de forma a sensibilizar os cidadãos. O áudio mais original será transmitido na Rádio “Cidade Hoje”. O terceiro concurso direcionado aos alunos do 2º e 3º ciclo do ensino básico é “Para a Páscoa celebrar, o coelho terei de transformar”, um concurso sazonal onde os alunos são desafiados a construir um Planeta Terra a partir de material reciclável (embalagens de plástico e metal, embalagens de vidro e papel/cartão) com a inclusão de uma mensagem sobre a necessidade de proteger a nossa segunda casa e garantirmos um futuro mais ecológico e sustentável.

Por último e apenas para o ensino secundário/ profissional, “a reciclagem é uma grande vantagem!” é um concurso que simula um debate, durante o telejornal, com apresentação de “convidados” e discussão sobre o tema da reciclagem.

O quinto tema é direcionado para a Biodiversidade com o atelier de Caixa de Ninhos que os alunos do Pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico irão pintar e colocá-los no Parque das Azenhas e outros locais à espera de “novos habitantes”. Será também desenvolvido para os alunos do Pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico a atividade Árvore dos desejos “Se eu vivesse no Parque das Azenhas…”.

Ligado à Energia, o sexto tema consiste na visualização de um filme “Energia vs. Sustentabilidade” sobre desperdício de energia e alteração de comportamento para atitudes sustentáveis para todos os alunos do 1º ciclo do ensino básico. Destinado aos alunos do ensino secundário, Uma conversa em torno da energia” pretende-se com recurso a uma fatura de eletricidade e a uma etiqueta energética serão explorados dois grandes tópicos no tema da energia: Energias Renováveis e Eficiência Energética. Compreender de que modo as Energias Renováveis e a Eficiência Energética fazem parte do nosso dia-a-dia. Perceber o estado atual destes temas, no contexto mundial, e a contribuição das energias renováveis na produção de energia são alguns dos objetivos que a autarquia trofense pretende com esta atividade.

Em colaboração com a AdEPorto – Agência de Energia do Porto, durante todo o ano letivo e transversal a todos os níveis de ensino, o jogo didático + Eficiente + Consciente” simula um labirinto gigante e desafia os seus participantes em temas relacionados com: Alterações climáticas; Combustíveis fósseis; Energias renováveis; Transição energética; Eficiência energética; Uso e poupança de energia. Também em parceria com a AdEPorto para os alunos do 2º e 3º ciclo do ensino básico “Adivinhar energia” é uma iniciativa com o objetivo de perceber e explicar aos alunos questões pertinentes como Onde está a energia? Como está disponível na natureza? Qual o caminho percorrido até chegar à nossa casa, à nossa escola e aos carros?

O último tema do extenso plano de atividade de Educação Ambiental da Câmara Municipal da Trofa está relacionado com eventos temáticos relacionados com o ambiente como o Dia Nacional da Energia “À Velocidade do Sol”, Dia Mundial do Ambiente e da Criança, 5º Fórum do Ambiente e a Semana Europeia da Mobilidade.

Recorde-se que o Plano de Atividades de Educação Ambiental do ano letivo 2022/2023 juntou 6.220 participantes em 345 iniciativas.

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