Fique ligado

Trofa

Bombeiros da Trofa mobilizados para incêndios

Os Bombeiros Voluntários da Trofa estão empenhados no combate às chamas que afetam a região norte e centro de Portugal.

Avatar

Publicado

em

Os Bombeiros Voluntários da Trofa estão empenhados no combate às chamas que afetam a região norte e centro de Portugal.

Os operacionais estão escalados em diversas ocorrências, como no incêndio que deflagra desde ontem em Paços de Ferreira e Santo Tirso, assim como nos fogos de Oliveira de Azeméis, Sever do Vouga e Canedo, no distrito de Aveiro.

Publicidade

 

Comunidade ajuda soldados da paz

Perante os apelos que chegam, principalmente, das zonas mais afetadas pelos incêndios, a comunidade uniu-se para ajudar os bombeiros.

Há vários particulares a deixar, também, no quartel da Trofa, diversos mantimentos, como água, fruta, barras de cereais e produtos de higiene para ajudar os bombeiros. A corporação pede para que os alimentos doados não fiquem com a qualidade comprometida devido às elevadas temperaturas. Por isso, pedem que não seja doado leite.

O Clube Desportivo Trofense lançou uma campanha de recolha de donativos, até 20 de setembro. Os donativos podem ser entregues no Complexo Desportivo de Paradela, diretamente aos diretores da formação.

Clubes cancelam treinos devido ao fumo

Alguns clubes estão a cancelar os treinos de hoje, devido à má qualidade do ar provocada pelo intenso fumo dos incêndios que fustigam os incêndios.

Em comunicado, o Trofense anunciou que os “treinos no Complexo Desportivo de Paradela estão suspensos ao dia de hoje”.

Também o Futebol Clube S. Romão comunicou que “todas as atividades desportivas previstas para esta terça-feira, para o Campo de Futebol de S. Mamede do Coronado, ficam canceladas devido à atual condição atmosférica que a nossa região atravessa de momento”.

País em situação de Alerta

No âmbito da Declaração da Situação de Alerta, prevista na Lei de Bases de Proteção Civil, foram implementadas as seguintes medidas de caráter excecional:

  • Proibição do acesso, circulação e permanência no interior dos espaços florestais previamente definidos nos Planos Municipais de Defesa da Floresta Contra Incêndios, bem como nos caminhos florestais, caminhos rurais e outras vias que os atravessem;
  • Proibição da realização de queimadas e queimas de sobrantes de exploração, bem como a suspensão das autorizações que tenham sido emitidas;
  • Proibição de realização de trabalhos nos espaços florestais com recurso a qualquer tipo de maquinaria, com exceção dos associados a situações de combate a incêndios rurais;
  • Proibição de realização de trabalhos nos demais espaços rurais com recurso a motorroçadoras de lâminas ou discos metálicos, corta-matos, destroçadores e máquinas com lâminas ou pá frontal;
  • Proibição da utilização de fogo-de-artifício ou outros artefactos pirotécnicos, independentemente da sua forma de combustão, bem como a suspensão das autorizações que tenham sido emitidas.

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...