Trofa
Bombeiro da Trofa ferido em incêndio

Um incêndio que se iniciou na tarde de domingo, em Querelêdo, freguesia de Covelas, consumiu cem hectares de floresta, essencialmente área de eucaliptos, tendo alastrado para as freguesias de Folgosa e Vilar de Luz, concelho da Maia.
O alerta para o fogo foi dado cerca das 16 horas e, apesar de ter dado como controlado às 21 horas, teve vários reacendimentos durante a noite e o dia desta segunda-feira.
Na tarde desta segunda-feira, um bombeiro da Trofa ficou ferido no combate às chamas, tendo fraturado um pé. No dia anterior, um elemento da corporação de Vila do Conde tinha sofrido ferimentos ligeiros.
Mais de 200 elementos dos bombeiros, protecção civil municipal da Trofa e Maia, Afocelca e sapadores florestais estiveram no combate às chamas que, por algumas ocasiões, deflagraram junto de habitações das três freguesias.
No apoio estiveram dois aviões e um helicóptero.
O incêndio entrou em fase de rescaldo às 19.30 horas de hoje.
As autoridades policiais também estiveram no local a averiguar se o fogo teve origem criminosa.