Fique ligado

Trofa

Bodas de prata da Santa Casa da Misericórdia celebradas “com a comunidade”

Está a ser preparado um programa de iniciativas que, até setembro de 2024, propõem uma “abertura à comunidade”, o “envolvimento das famílias” e a “produção de conhecimento científico”.

Avatar

Publicado

em

Não será só o início de grandes obras que vai marcar os 25 anos da Santa Casa da Misericórdia da Trofa. Está a ser preparado um programa de iniciativas que, até setembro de 2024, propõem uma “abertura à comunidade”, o “envolvimento das famílias” e a “produção de conhecimento científico”, resumiu Zélia Reis, diretora técnica da instituição.
“Algumas atividades são muito interessantes, na medida em que foram pensadas junto da equipa técnica e de acordo com as opiniões das próprias cuidadoras. Queremos apostar, sobretudo, em atividades de abertura ao exterior, porque entendemos que esta casa não é só dos utentes e estamos a ansiosos por acolher a comunidade. Há recantos que os visitantes não conhecem, mas também são importantes, como os serviços de lavandaria e cozinha, que atestam a qualidade dos serviços que prestamos. Por isso, vamos promover esse conhecimento mais aprofundado das nossas instalações”.
Ao longo do próximo ano, também haverá lugar a momentos de “homenagem de quem cuida”.
“É importante reconhecer o trabalho, quer das famílias que estão no domicílio e apoiam os seus familiares, quer das nossas cuidadoras, porque o trabalho é extremamente difícil, exige muita entrega, muita dádiva e muito amor, é, efetivamente, necessário que a pessoa tenha esse dom e esse espírito de missão”.
Além do foco aos cuidadores, e porque a Santa Casa da Misericórdia da Trofa é “procurada por outras instituições congéneres para a partilha de práticas”, o programa comemorativo contempla também a realização de um seminário, em 2024, já com presença confirmada de “especialistas franceses, com conceções muito inovadoras das práticas geriátricas”, adiantou Zélia Reis.
Os 25 anos da instituição também ficará marcada por um programa de férias partilhadas com outras misericórdias, dirigida aos residentes.

Misericórdia está nas redes sociais

Uma das novidades que a instituição anunciou na cerimónia comemorativa do 24.º aniversário, em setembro, foi a criação de páginas de Facebook (facebook.com/misericordiadatrofa) e Instagram (instagram.com/misericordiadatrofa), através das quais é partilhado o trabalho diário e o testemunho dos cuidadores na prestação dos cuidados.

Publicidade

 

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...