Fique ligado

Religião

Bispo D. Joaquim Dionísio em visita pastoral para “aprofundar fé comum” com bougadenses

““Quem tem a oportunidade de visitar as comunidades, encontra diferenças e isso é enriquecedor, não apenas para aquele que tem contacto com essas realidades, mas também é para a Igreja, que é feita dessa diversidade que a todos enriquece”, referiu D. Joaquim Dionísio.

Avatar

Publicado

em

Durante esta semana, o radar do bispo auxiliar do Porto, D. Joaquim Dionísio, orienta-o por Santiago de Bougado. Em representação do bispo D. Manuel Linda, o pastor diocesano chegou na segunda-feira e já cumpriu várias etapas, no contacto com a realidade paroquial, mas também com a civil.

“A visita pastoral é a oportunidade do encontro, quer daquele que vem, quer daqueles que acolhem. O encontro serve sempre para um conhecimento mútuo, serve para aproximar, escutar e, certamente, para aprofundar a nossa fé comum”, referiu, em entrevista a’O Notícias da Trofa e TrofaTv, na noite de segunda-feira, à margem da sessão de acolhimento com a comunidade paroquial, na Casa Pastoral Padre Serra.

Publicidade

 

O bispo, que andou em périplo pelas empresas e instituições da freguesia, teve também oportunidade de reunir com as coletividades. Estas jornadas são, argumenta D. Joaquim Dionísio, “enriquecedoras”. “Quem tem a oportunidade de visitar as comunidades, encontra diferenças e isso é enriquecedor, não apenas para aquele que tem contacto com essas realidades, mas também é para a Igreja, que é feita dessa diversidade que a todos enriquece. É algo muito bom poder conhecer a comunidade de Santiago de Bougado, como outras por onde já passei, e de ficar a par do muito bom e belo que nestas comunidades se faz e se vive”, asseverou.

Satisfeito por estes dias de comunhão, o pároco de Santiago de Bougado, Bruno Ferreira, sublinhou o facto especial de receber D. Joaquim Dionísio “na festa em honra do padroeiro e no Dia Diocesano do Doente e Frágil”, que decorreu no Souto de Bairros, esta quinta-feira. “Esta visita que o bispo faz é à realidade paroquial, que é uma realidade dentro da realidade da freguesia. Por isso, é para todos os que o quiserem receber, para os vários grupos, movimentos, famílias, crianças, jovens, idosos, empresas e instituições”.

Além da celebração do Dia Diocesano do Doente, esta quinta-feira ficará também marcada pela missa solene em honra de São Tiago, às 20h00, na Igreja Matriz de Santiago de Bougado.

Na sexta-feira, dia 26, há uma assembleia paroquial, marcada para as 19h00, seguida de uma eucaristia comemorativa do Dia dos Avós, com procissão de oração e sufrágio ao cemitério, no final.

No último dia, D. Joaquim Dionísio preside à eucaristia solene em honra de São Tiago, às 10h30, que também ficará marcada pela cerimónia do crisma. A procissão acontece às 12h00.

O encerramento da festa de São Tiago e da visita pastoral está marcado para as 13h00, com o concerto da Banda de Música Paramense.

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...