Ano 2012
Autarquia quer transformar Vila do Coronado na Capital da Arte Sacra (c/video)

Até ao fim do ano, a Casa da Cultura acolhe uma exposição sobre a Arte Sacra e os artistas que ainda mantêm viva a produção de imaginária religiosa no concelho.
Na Capelinha das Aparições, a marca trofense está bem patente com a imagem de Nossa Senhora de Fátima, esculpida de acordo com o relato da vidente irmã Lúcia.
A imagem data de 1920 e é da autoria de José Ferreira Thedim, que contribuiu para o desenvolvimento da Arte Sacra, em S. Mamede do Coronado. Da sua oficina saíram muitos artistas que hoje ajudam a manter viva a produção de imaginária religiosa, como é o caso de Boaventura Matos, que relembra “os cerca de 30 trabalhadores, entre escultores, pintores e entalhadores”, que faziam carburar a fábrica.
Boaventura Matos, cuja especialidade é a pintura, começou a arte com 13 anos, quando saiu da escola. Depois de aprender com o mestre Thedim, resolveu abrir o próprio atelier de escultura e pintura.
Leia a reportagem completa na edição desta semana d’ O Notícias da Trofa, disponível num quiosque perto de si ou por PDF.
{fcomment}