Ano 2010
Astros em destaque no Castro de Alvarelhos
O Castro de Alvarelhos ganhou nova vida com a iniciativa “Astros nos Castros”. O objectivo da organização era aliar astronomia e arqueologia.
As crateras da Lua, o planeta Júpiter e as suas quatro luas foram alguns dos astros que dezenas de pessoas puderam ver através de dois telescópios colocados no Castro de Alvarelhos, na noite de sexta-feira.
Luís (três anos), Pedro (cinco anos) e Alexandre (sete anos) estiveram no Castro de Alvarelhos para participar nesta iniciativa. Luís já tinha visto a Lua quando falou ao NT: “Gostei, porque tem muitas crateras”. O menino, que quer ser bombeiro, até já tinha visto “em livros” o aspecto da Lua, por isso não ficou surpreendido com o que viu. Pedro gosta “das estrelas”, mas confessou que “não estava à espera que a Lua fosse assim”. Já o Alexandre garantiu que “ver a Lua é fixe” e apesar de ser “a primeira vez” que viu o astro, este menino que ainda não decidiu o que quer ser quando crescer – “bombeiro, astronauta, cientista, médico de abrir corpos, paleontólogo e muito mais” – “já sabia como era” este satélite da Terra. Mas o que estes três meninos queriam mesmo era ver o maior planeta do Sistema Solar. “Vamos ver Júpiter! Vamos ver Júpiter!”, iam exclamando enquanto esperavam que todos os presentes tivessem a oportunidade de espreitar a Lua. Devido ao número de participantes acima do esperado, estes foram divididos em dois grupos: um ficou junto aos telescópios para ver o céu e outro percorreu os caminhos do Castro de Alvarelhos e ouviu as explicações dadas por técnicas da Câmara Municipal da Trofa sobre o espaço, que foi classificado Monumento Nacional há cem anos.
Marina Lopes, coordenadora do Centro Ciência Viva de Vila do Conde, entidade responsável pela iniciativa, confessou que “não estava à espera de tanta gente”, mas ficou “satisfeita, até porque as pessoas gostaram e mostraram interesse”. Esta foi a primeira vez que o Centro Ciência Viva de Vila do Conde promoveu uma actividade no concelho da Trofa.
A iniciativa “Astros nos Castros” permitiu visitar o Castro de Alvarelhos durante a noite, o que, de acordo com Marina Lopes, “suscita outro interesse, uma vez que as pessoas não estão habituadas a visitar estes espaços durante a noite”.
Esta iniciativa era gratuita e contou com o apoio das autarquias da Trofa e Vila do Conde. A próxima visita a um Castro está agendada para Setembro, ao Monte Padrão, em Santo Tirso.
-
Assinatura em pdf3 dias atrás
Edição papel nº288 do Jornal do Ave
-
Região2 semanas atrás
Santo Tirso acolhe Feira e Fórum do Mel
-
Crónicas e opinião2 semanas atrás
Linha do Equilíbrio: Aproveitar os raios de sol…!
-
Trofa2 semanas atrás
Choque em cadeia provoca seis feridos na variante de Santo Tirso
-
Trofa2 semanas atrás
Centro Qualifica AE Trofa celebra S.Martinho e promove intercâmbio cultural entre formandos
-
Trofa6 dias atrás
Leilão da Horainox: Unidade industrial e equipamentos avaliados em mais de 860 Mil Euros disponíveis até 20 de Novembro
-
Trofa6 dias atrás
Abriu ao transito a nova rotunda e Avenida de Mosteirô
-
Falecimentos2 semanas atrás
Falecimento de Joaquim de Jesus Pereira Dias