Fique ligado

Trofa

Assembleia de Freguesia convocada para votar proposta de desagregação de Bougado e criação de freguesias autónomas

Publicado

em

A reforma desencadeada pelo governo português em 2013, naquela que ficou conhecida pela “Lei Relvas”, agregou as freguesias de São Martinho de Bougado e Santiago de Bougado contra a vontade expressa da população e das autoridades locais. Agora, mais de uma década após esta união, o movimento pela restauração da autonomia de ambas as freguesias ganha força, com um crescente apoio popular a favor da desagregação.

De acordo com o Movimento por Santiago de Bougado, a fusão não trouxe vantagens significativas para as populações; pelo contrário, gerou uma perda de proximidade e dúvidas quanto à pertença identitária, fatores que alimentaram o desejo de regresso à independência de cada freguesia.

Publicidade

 

Interpretando o sentimento dos habitantes, nove membros da Assembleia de Freguesia de Bougado, eleitos nas listas dos Unidos pela Trofa e do Partido Socialista, solicitaram a convocação de uma Assembleia de Freguesia extraordinária.

O objectivo é apreciar e votar uma proposta de “criação por desagregação das Freguesias de São Martinho de Bougado e Santiago de Bougado”, conforme os normativos legais em vigor. A aprovação desta proposta permitirá a restauração das duas freguesias, ambas com origens milenares e com uma história profundamente enraizada na região.

O Movimento por Santiago de Bougado manifestou o seu apoio a esta proposta, considerando-a uma iniciativa oportuna, justa e meritória, destinada não só a honrar o legado dos antepassados, mas também a fortalecer a identidade, singularidade e potencialidades das duas freguesias face aos desafios atuais. Em comunicado, o movimento enalteceu a coragem dos nove membros da Assembleia de Freguesia de Bougado e apelou a todos os que amam e querem o melhor para a sua terra que se associem a esta causa.

“Acreditamos que esta proposta vai ao encontro dos interesses, vontades e necessidades das duas comunidades”, sublinha o Movimento por Santiago de Bougado, reafirmando que “os Bougadenses e a História a todos julgarão”.

O pedido seguiu na segunda-feira por via postal para a presidente da Assembleia de Freguesia, que tem agora cinco dias para pedir ao presidente da união de freguesias para se pronunciar e, depois, mais 10 dias úteis para marcar a reunião para discussão e votação, 

A Assembleia Extraordinária, cuja data será em breve anunciada, marca assim um momento decisivo na trajetória de São Martinho de Bougado e Santiago de Bougado, que poderão ver restauradas as suas administrações autónomas e promovido o desenvolvimento de cada uma das suas freguesias.

Recorde-se que a Assembleia de Freguesia de Bougado já por uma vez votou contra a desagregação de Santiago e S. Martinho, numa sessão extraordinária que decorreu a 27 de outubro de 2022. Numa decisão controversa, a votação foi feita por voto secreto, tendo 7 elementos votado contra a desagregação e 6 a favor.

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...