Edição 571
Arte e iconografia na exposição sobre os 250 anos da Capela
Arte e iconografia contam parte da história da Capela e da festa Nossa Senhora das Dores e compõem uma exposição que está patente até 25 de maio, no Fórum Trofa XXI.
A imagem original de Nossa Senhora das Dores, que remonta ao século XVIII, é uma das peças mais importantes que figuram na exposição alusiva ao jubileu da Capela Nossa Senhora das Dores. Esta foi a imagem que, durante muitos anos, os fieis veneraram na Capela, cuja construção aconteceu há 250 anos. A mostra foi inaugurada no Fórum Trofa XXI, no Parque Nossa Senhora das Dores e Dr. Lima Carneiro, no domingo, 1 de maio, e nela o público pode ver várias peças artísticas e fotografias antigas, que contam parte da história da Capela e das festas mais importantes do concelho. Há ainda uma miniatura do edifíciow que pode ser apreciada.
Luciano Lagoa, pároco de S. Martinho de Bougado, destacou ainda “os elementos iconográficos alusivos à festa”, como as peças dos andores, e ainda “trabalhos de artistas contemporâneos alusivos ao tema da Virgem com Cristo, vulgarmente conhecida como Pietà”. “Tudo isto leva a que seja uma exposição muito interessante e que todos os trofenses vão gostar”, defendeu.
Numa iniciativa animada pelo Rancho Folclórico da Trofa, que recriou parte das romarias dos antepassados trofenses, a exposição, que está patente até 25 de maio, ficou ainda marcada por uma conferência do historiador José Tedim, que explanou alguns aspetos arquitetónicos da Capela e pormenores da festa em honra de Nossa Senhora das Dores. “A partir de 1766 passa a decorrer a devoção específica a Nossa Senhora das Dores, que deu origem a um pequeno templo, possivelmente, construído segundo princípios muito populares, que se degradou ao longo dos tempos. Mas, à medida que se ia degradando, a romaria ganhava importância, de tal modo que era conhecidíssima em todas as terras da Maia como a Nossa Senhora das Dores da Maia. Isso fez com que os romeiros acabassem por se empenhar em construir um novo edifício que desse grandeza à romaria”, explicou em declarações ao NT e à TrofaTv.
E para a construção do novo edifício, a população contou com o apoio mecenático de Manuel Ribeiro, mais conhecido como Conde S. Bento. “Fez-se um novo edifício, que ficou concluído em 1879, e que tem esta dignidade e dimensão. Ao longo dos anos, todas as comissões de festas foram intervindo no espaço, na manutenção dele e dando-lhe mais dignidade religiosa, renovando altares e introduzindo componentes iconográficas, como os painéis de azulejos”, acrescentou José Tedim.
Para José Tedim, esta tem perfil de “Capela de romaria”, pelo predomínio da fachada, “de um teatro de romaria”, que “é organizado pelo adro da igreja, que tem como fronteiro a própria frontaria”, com “varandas, balaustradas e uma torre sineira, onde se mistura o visual e o som”. “E as imagens que acabam por acentuar a carga devocional do encomendante, uma delas é a imagem de S. Manuel, que não é mais que o santo onomástico do Conde S. Bento e a outra de S. João, possivelmente pelo culto regional”, expôs.
A festa terminou com o concerto do coro da Sé Catedral do Porto, no interior da capela. Outros se seguirão até ao início das festas em honra de Nossa Senhora das Dores.
O programa cultural dedicado ao jubileu da Capela inclui ainda a edição de um livro.
Valorizar a arte santeira
Como um apaixonado da arte religiosa, José Tedim não deixou de sublinhar a importância que o trabalho dos santeiros de S. Mamede do Coronado pode ter para o concelho: “S. Mamede do Coronado é o grande centro de produção de imaginária religiosa que, ao longo do século XX, espalhou imagens, nomeadamente e principalmente, de Fátima por todo o mundo. Uma parte importante do culto de Nossa Senhora das Dores deve-se à divulgação do ícone da imagem de Fátima, que foi feita em S. Mamede em 1920. Já é tempo de a Trofa tomar consciência da importância que isso pode ter mesmo em termos turísticos”.
-
Assinatura em pdf7 dias atrás
Edição papel nº288 do Jornal do Ave
-
Trofa1 semana atrás
Leilão da Horainox: Unidade industrial e equipamentos avaliados em mais de 860 Mil Euros disponíveis até 20 de Novembro
-
Trofa1 semana atrás
Abriu ao transito a nova rotunda e Avenida de Mosteirô
-
Falecimentos2 semanas atrás
Falecimento de António Maia de Sá
-
Falecimentos1 semana atrás
Falecimento de Maria da Conceição Dias e Silva
-
Desporto2 semanas atrás
Reko Silva reforça meio-campo do Trofense
-
Trofa1 semana atrás
Noélia Pedrosa e Gabriela Araújo vencem o concurso Lusófono da Trofa – Prémio Matilde Rosa Araújo 2024
-
Trofa2 semanas atrás
MELHORES ALUNOS DO ANO LETIVO 2023/2024 PREMIADOS PELA CÂMARA MUNICIPAL DA TROFA