Edição 529
APVC em formação sobre plantas invasoras
Acacia dealbata (mimosa), Acacia melanoxylon (austrália), Cortaderia selloana (penachos), Trandescantia fluminensis (erva-da-fortuna), Ipomoea acuminata (bons-dias), Ailanthus altissima (espanta-lobos) e Hakea sericea (háquea-picante). Estes são os nomes de algumas espécies de plantas invasoras “mais assinaladas no concelho da Trofa e, em particular, no Coronado”. Estas plantas, depois de “introduzidas num novo território (plantas exóticas), reproduzem-se rapidamente e ocupam áreas extensas, sem a ajuda do Homem, causando prejuízos a vários níveis”, ameaçando “a biodiversidade, os ecossistemas naturais, a produção de alimentos, a saúde pública e a economia do país”.
A temática foi alvo de uma ação de formação desenvolvida no âmbito do FUTURO – Projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, promovido pelo CRE.Porto, a 20 de junho, na Serra de Santa Justa, em Valongo. A ação, que teve a duração de “cerca de cinco horas”, foi conduzida por Elizabete Marchante, especialista da Escola Superior Agrária de Coimbra e do Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra, e teve, na assistência, voluntários da Associação para a Protecção do Vale do Coronado (APVC).
Com a formação, que teve “noções teóricas” e “um campo de trabalho”, a organização pretendia “capacitar e, ao mesmo tempo, intervir no território, conhecendo e implementando os métodos mais adequados de controlo destas plantas”.
“Desde 2011”, a APVC desenvolve “ações de controlo de plantas invasoras, na freguesia do Coronado”, uma vez que, na “nossa região”, estas são “um grave problema e colocam em causa a adequada expansão das áreas de floresta autóctone”. “Quem estiver interessado em promover e defender a floresta autóctone trofense, é bem-vindo a participar nas nossas ações de controlo de invasoras”, convidou a fonte da APVC.
-
Assinatura em pdf1 semana atrás
Edição papel nº288 do Jornal do Ave
-
Trofa1 semana atrás
Leilão da Horainox: Unidade industrial e equipamentos avaliados em mais de 860 Mil Euros disponíveis até 20 de Novembro
-
Trofa1 semana atrás
Abriu ao transito a nova rotunda e Avenida de Mosteirô
-
Falecimentos2 semanas atrás
Falecimento de António Maia de Sá
-
Falecimentos1 semana atrás
Falecimento de Maria da Conceição Dias e Silva
-
Desporto2 semanas atrás
Reko Silva reforça meio-campo do Trofense
-
Trofa1 semana atrás
Noélia Pedrosa e Gabriela Araújo vencem o concurso Lusófono da Trofa – Prémio Matilde Rosa Araújo 2024
-
Trofa2 semanas atrás
MELHORES ALUNOS DO ANO LETIVO 2023/2024 PREMIADOS PELA CÂMARA MUNICIPAL DA TROFA