Ano 2009
“Anjos de Pijama” aplaudido por centenas de espectadores
Os Meninos Cantores do Município da Trofa transformaram-se em pequenos anjinhos e sem pijama cantaram os poemas de Matilde Rosa Araújo, no dia em que se comemoravam os 11 anos do concelho da Trofa.
O espectáculo “Anjos de Pijama” foi aplaudido por centenas de pessoas que encheram a Igreja Matriz de Santiago de Bougado. No dia em que se comemorava o 11º aniversário do concelho, os músicos de palmo e meio, que também estão de parabéns por 10 anos a cantar, homenagearam a escritora Matilde Rosa Araújo, que se encontra doente, e cantaram os seus poemas.
Na certeza de que com uma mensagem e as suas melodias Matilde Rosa Araújo possa melhorar, os meninos não perderam tempo e fizeram o que melhor sabem para a animar. Cantaram durante 30 minutos a fio e as calorosas palmas do público foram prova do sucesso da obra.
O espectáculo surgiu graças aos poemas de Matilde Rosa Araújo, as vozes doces dos Meninos Cantores da Trofa e ao som das melodias da compositora Andreia Pinto Correia, que, como adiantou a responsável pelo coro, Antónia Serra, “utilizou técnicas e conceitos musicais muito diversificados que abrangem períodos desde o barroco até ao século XX”.
“Nos versos de Matilde Rosa Araújo tecem-se maravilhosos enredos, desvendam-se mistérios, contam-se segredos, explicam-se lágrimas e vivem-se pequenas e grandes aventuras. Eles fazem as delícias de crianças de todas as idades, como nós. Que privilégio é para nós poder cantá-los: trazê-los do sonho para a voz. Ninguém diz a criança como Matilde Rosa Araújo! Quem melhor para dizer a sua poesia que as crianças?”, referiu Ana Cruz, menina cantora há 10 anos.
Na noite mágica ouviram-se as histórias de vários insectos como o piolho, a pulga, o gafanhoto, a vespa, o mosquito ou mesmo os bichos-da-seda, que no imaginário destas crianças ganharam vida.
Entre os convidados, para assistir ao espectáculo, estava Joana Lima, presidente da Câmara Municipal da Trofa, e os vereadores da autarquia, na primeira fila, com um olhar atento e os ouvidos bem afinados, mas no final todos saíram encantados. Sentada a assistir à obra desenvolvida pelos seus meninos, estava também Antónia Serra que, apesar de não estar a dirigir o coro naquela noite, estava ansiosa como todos os que se encontravam sob as luzes do palco.
Este concerto foi gravado e será distribuído em CD, para mais tarde recordar.
O Coro dos Meninos Cantores do Município da Trofa nasceu a 1 de Outubro de 1999. Dirigido desde a sua fundação por Antónia Maria Serra, este foi o primeiro projecto avançado por iniciativa do pelouro da Cultura do Município da Trofa.
O coro tem cantado por todas as freguesias do concelho da Trofa, Viana do Castelo, Paredes de Coura, Porto, Braga, Lisboa, Vila Nova de Cerveira, Guimarães e Forcarei em Espanha.
Representou Portugal no Coro Infantil Lusófono, projecto que envolveu crianças provenientes de todos os países de Língua Portuguesa, em 2001.
-
Assinatura em pdf7 dias atrás
Edição papel nº287 do Jornal do Ave
-
Trofa2 semanas atrás
Homem detido pela GNR por filmar com telemóvel por debaixo de saias de mulheres
-
Trofa1 semana atrás
Family office de Vila do Conde investe 6,5 milhões de euros na Trofa
-
Trofa1 semana atrás
Acidente com três viaturas na A3 provoca um morto, dois feridos e corte da via no Coronado, Trofa
-
Trofa2 semanas atrás
Faleceu o Padre Manuel
-
Trofa1 semana atrás
Assembleia de Freguesia convocada para votar proposta de desagregação de Bougado e criação de freguesias autónomas
-
Trofa2 semanas atrás
Prisão preventiva para mulher detida por esfaquear companheiro
-
Falecimentos1 semana atrás
Falecimento de Cândido Ramos de Sousa