Fique ligado

Trofa

Alunos de Vila escrevem livro de histórias sobre proteção ambiental e direito dos cidadãos e animais

Todos os alunos do pré-escolar ao 4.º ano do ano letivo 2021/2022 envolveram-se na elaboração do livro.

Avatar

Publicado

em

Nasceu no ano letivo passado e servirá, agora, para ajudar a escola a angariar fundos para a aquisição de equipamento informático. O livro “Vila do Real e do Imaginário” foi apresentado, oficialmente, na terça-feira, 13 de junho, na Escola Básica e Jardim de Infância de Vila, em S. Mamede do Coronado, e como pedra de toque tem o facto de ter sido pensado e executado por todos os alunos daquele estabelecimento de ensino.

No âmbito do Petris, projeto educativo de promoção da proteção animal e ambiental e da cidadania ativa – que já valeu um Prémio Gandhi da Educação para a Cidadania e duas distinções “Escola Amiga da Criança” -, todos os alunos do pré-escolar ao 4.º ano do ano letivo 2021/2022 envolveram-se na elaboração de um livro, tanto na escrita como na ilustração.
“Tudo saiu da cabeça das crianças e por isso é que este é um projeto muito bonito”, confessou a professora Cláudia Martins, que com a ajuda da escritora Susana Machado, fez a revisão e paginação da obra literária.

Publicidade

 

“Da nossa escola saem hortas, adoções de animais e livros. Queremos que Vila seja, verdadeiramente, inclusiva e não só no papel”.

Depois de uma visita ao canil municipal, onde a turma de Cláudia Martins conheceu e “apaixonou-se” por um pequeno cão, a professora desafiou os alunos a escreveram uma história associada ao animal, entretanto batizado de Pipoca, em que ele “fala sobre alguns problemas do mundo e dos direitos dos animais e dos cidadãos”.

Já a turma de 1.º ano “apaixonou-se” pela história de Malala Yousafzai, a pessoa mais jovem a receber o Prémio Nobel da Paz, pela luta pelo direito à educação escolar, e os alunos do 4.º ano debruçaram-se sobre a poluição dos oceanos.

Inspirados pela vida de um peixe oferecido por um grupo de teatro que atuou na escola, as turmas do pré-escolar decidiram escrever a história das aventuras desse animal, a quem deram o nome de Malaquias.

“Vila do Real e do Imaginário” encontra-se à venda na Escola e os fundos conseguidos serão importantes para equipar a escola a nível informático.

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...