Fique ligado

Trofa

A magia do Natal encontra-se na Aldeia Encantada de Bruno Maia na ARJ Muro (c/ vídeo)

A Associação Recreativa Juventude do Muro (ARJM) volta a apresentar, este ano, a exposição do “Presépio e Aldeia Encantada de Bruno Maia”, uma obra que, mais do que um simples presépio, é uma verdadeira viagem ao passado e às tradições que marcaram o desenvolvimento do território português.

Avatar

Publicado

em

Na freguesia do Muro, o espírito natalício ganha uma nova dimensão com um cenário onde a luz, o movimento e a água complementam aquela que é uma obra de arte em constante crescimento. A Associação Recreativa Juventude do Muro (ARJM) volta a apresentar, este ano, a exposição do “Presépio e Aldeia Encantada de Bruno Maia”, uma obra que, mais do que um simples presépio, é uma verdadeira viagem ao passado e às tradições que marcaram o desenvolvimento do território português.

Bruno Maia, o criador desta aldeia encantada, fala com paixão sobre a sua jornada, que começou nas tradições da família. “A minha avó já fazia o presépio, a minha mãe também. Fui ganhando o gosto e comecei a querer ter as minhas próprias peças. Aos poucos, o presépio da minha mãe foi desaparecendo, porque eu comecei a tomar conta de tudo”, referiu, em entrevista ao NT.

Publicidade

 

O projeto começou pequeno, mas, tal como a ambição do autor, cresceu ao longo do tempo, sendo agora uma das mais detalhadas representações do espírito natalício da região.
A Aldeia Encantada não é apenas um presépio; é um cenário vivo, onde as tradições ganham vida graças à introdução de elementos como o movimento e água. “O movimento foi uma das grandes inovações que fiz nos últimos anos. Comecei com a água, depois juntei o movimento, e a luz sempre esteve presente. A cada ano, a ideia é surpreender, criar algo novo. Este ano, acrescentei a procissão”, revela Bruno Maia.

Ao caminhar pela exposição, o visitante é imerso em dois mundos distintos: a cidade e o campo. De um lado, a feira, as romarias, as casas, os ferreiros a trabalhar, e o padeiro a preparar o pão. Do outro, as cenas rurais ganham vida com pastos, moinhos de vento, riachos, e os animais que completam o cenário. Ao todo, são mais de 600 peças, cada uma com uma história para contar, com recortes minuciosos que tornam a visita uma verdadeira descoberta.

“A cidade mais tecnológica com os comboios, a representação das janeiras, a cena principal do presépio… Tudo tem um recorte diferente para que quem venha veja algo novo”, explica o autor, que se esforça para renovar a disposição das peças a cada ano, para que a exposição nunca se torne previsível.

Romeu Correia, presidente da ARJ Muro, recorda o impacto que a primeira edição da exposição teve no ano passado. “Mais de 600 pessoas visitaram a exposição, o que é fantástico para um evento num meio tão pequeno. E muito disso devemos à divulgação da TrofaTv, que nos permitiu chegar a públicos de muito longe, fazendo com que as pessoas viessem de propósito à nossa freguesia para ver esta obra de arte”, contou.

O sucesso da exposição é, para Romeu Correia, a confirmação de que o “Presépio e Aldeia Encantada” já é um símbolo da associação e um evento que promete continuar a crescer no futuro.

Para este ano, as expectativas são altas. A exposição, que estará disponível até 12 de janeiro, abre as portas às quintas e sextas, das 20h00 às 23h00, sábados das 15h00 às 20h00, e domingos das 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 20h00, com entrada livre. Para grupos ou visitas especiais, é possível agendar horários pelo e-mail da associação (ar.j.muro@hotmail.com) ou pela página no Facebook.

Além disso, a 15 de dezembro, o Muro acolheu o primeiro encontro de coros da ARJ Muro, numa parceria com a Junta de Freguesia. O evento, realizado no salão paroquial, contou com a participação de dois coros da Escola de Música da Maia, do Coro da Catequese de S. Cristóvão do Muro e do Coro Feminino dos Bombeiros Voluntários da Trofa.

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...