Ano 2010
Alvarelhos mostra património histórico e cultural do concelho
Este fim-de-semana vá ouvir poesia enquanto toma café, divirta-se no Festival de Concertinas e Cantares ao Desafio e descubra o património histórico da Trofa. Estas são as sugestões da autarquia para os dias 24, 25 e 26 de Setembro. Local: Alvarelhos.
“Património Natural e Cultural: Um Mapa da História e da Biodiversidade” é o nome do conjunto de acções que a Câmara Municipal da Trofa vai levar a cabo no âmbito das Jornadas Europeias do Património e do Dia Mundial do Turismo.
A Trofa associa-se à iniciativa promovida pelo Conselho da Europa e pela Organização Mundial do Turismo e a partir da freguesia de Alvarelhos vai dar a conhecer uma parte importante do Património Nacional inserido no concelho. O Castro de Alvarelhos, um dos locais mais importantes no panorama histórico e considerado Monumento Nacional há um século, vai dar o mote para uma exposição na Casa da Cultura no domingo, 26 de Setembro. A mostra, intitulada “O Castro de Alvarelhos – Cem anos de protecção”, vai ser inaugurada às 15 horas e pretende dar a conhecer o monumento que era um dos maiores povoados do Noroeste Peninsular, ocupado desde épocas muito remotas, provavelmente desde a Idade do Ferro.
Ouça poesia enquanto toma café
Mas antes, Alvarelhos vai ser a capital da literatura, ao receber a iniciativa “Hoje, vou ao café…ouvir poesia”. O evento, que começou em Santiago de Bougado e que visa levar a Cultura aos trofenses, vai agora “parar” na freguesia alvarelhense, no Café Rei, pelas 21.30 horas. “Celebrar a Língua Portuguesa, a escrita e leitura artística” é o objectivo da autarquia que apela a todos que levem “um poema e um amigo”.
De acordo com o vereador da Cultura, Assis Serra Neves, o principal objectivo é fazer com que “os trofenses comecem a apreciar e a viver mais a Cultura”.
Festival de Concertinas e Cantares ao Desafio
Alvarelhos continua a ser local de destaque no concelho este fim-de-semana com o Festival de Concertinas e Cantares ao Desafio. O espectáculo realiza-se no sábado, 25 de Setembro, no Monte de Santa Eufémia e começa às 14 horas. De acordo com fonte da Câmara Municipal, “o festival foi criado com o intuito de fomentar a música popular portuguesa, e conta este ano com mais de 150 inscrições de acordeonistas e cantadores”.
Com estas iniciativas, a autarquia pretende levar os trofenses a “percorrer o território, observando vestígios, interpretando os cenários urbanos e rurais de factos históricos e políticos, da humanização da paisagem e da sua biodiversidade, da produção técnica, cientifica, literária e artística”.
“A Câmara Municipal da Trofa, através da Casa da Cultura, pretende difundir e desenvolver o património local, apostando na sua divulgação e promoção, incentivando ao mesmo tempo a prática turística”, referiu ainda a mesma fonte.
As Jornadas Europeias do Património deste ano têm como temas o “Património: Um Mapa da História” e “A Salvaguarda da Biodiversidade é um Desafio Urgente que Diz Respeito a Todos Nós”.
-
Assinatura em pdf3 dias atrás
Edição papel nº288 do Jornal do Ave
-
Região2 semanas atrás
Santo Tirso acolhe Feira e Fórum do Mel
-
Crónicas e opinião2 semanas atrás
Linha do Equilíbrio: Aproveitar os raios de sol…!
-
Trofa2 semanas atrás
Choque em cadeia provoca seis feridos na variante de Santo Tirso
-
Trofa2 semanas atrás
Centro Qualifica AE Trofa celebra S.Martinho e promove intercâmbio cultural entre formandos
-
Trofa6 dias atrás
Leilão da Horainox: Unidade industrial e equipamentos avaliados em mais de 860 Mil Euros disponíveis até 20 de Novembro
-
Trofa6 dias atrás
Abriu ao transito a nova rotunda e Avenida de Mosteirô
-
Falecimentos2 semanas atrás
Falecimento de Joaquim de Jesus Pereira Dias