Ano 2010
Famalicão tambem vai oferecer os livros escolares aos alunos do 1º Ciclo
As famílias de 6.600 alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico do concelho de Vila Nova de Famalicão vão gastar menos dinheiro com as despesas de educação dos seus filhos no ano lectivo que agora vai começar. É que Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão distribui gratuitamente os manuais escolares por todas as crianças. No total, estamos a falar em mais de 35 mil manuais escolares, que implicaram um investimento municipal de 239 mil euros. Para o efeito, foi lançado um concurso público, tendo o fornecimento dos livros sido adjudicado à empresa Entrefolha – Papelaria e Livraria, Lda.
A decisão de atribuir os livros gratuitamente, que foi aprovada em reunião do executivo municipal, mereceu o voto favorável dos sete vereadores da coligação PSD-CDS/PP, enquanto os quatro vereadores do PS se abstiveram. “Para a Câmara Municipal, dar os livros escolares aos alunos do 1º Ciclo significa deixar de pavimentar 1 quilómetro de estrada para investir numa grande auto-estrada para o futuro das crianças famalicenses”, afirma o presidente da autarquia, Armindo Costa, que, em 2002, foi pioneiro no País ao ter decidido atribuir os manuais escolares gratuitamente a todos os alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico, conforme contava do programa eleitoral da sua candidatura autárquica. Ao mesmo tempo, Armindo Costa sempre considerou “o grande alcance social” da medida, agora reforçado pela crise económica e pelo consequente aumento do desemprego. “Os manuais escolares gratuitos representam uma medida de grande alcance social, que diminui os encargos das famílias com as despesas de educação dos seus filhos, sobretudo agora que atravessamos uma profunda crise económica, estando sujeitos a medidas de austeridade difíceis de suportar por muitos encarregados de educação”, sublinha Armindo Costa, lembrando também o investimento municipal aplicado na modernização do parque escolar, nomeadamente na construção de seis novos centros escolares, em Antas, Joane, Louro, Ribeirão, Telhado e na cidade (Escola Sede nº 2).
“Investir na educação é investir no futuro. Em Vila Nova de Famalicão, a aposta na educação faz-se construindo novas escolas, mas também equipando e reabilitando as escolas existentes e apoiando actividades curriculares e extra-curriculares de todos os níveis de ensino”, explica o presidente do município.
Já a 16 de Agosto a Câmara Municipal da Trofa tinha tambem anunciado que “decidiu oferecer, no ano lectivo 2010/2011, os manuais escolares a todos os alunos que frequentam as Escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico do concelho”.
-
Assinatura em pdf3 dias atrás
Edição papel nº288 do Jornal do Ave
-
Região2 semanas atrás
Santo Tirso acolhe Feira e Fórum do Mel
-
Crónicas e opinião2 semanas atrás
Linha do Equilíbrio: Aproveitar os raios de sol…!
-
Trofa2 semanas atrás
Choque em cadeia provoca seis feridos na variante de Santo Tirso
-
Trofa2 semanas atrás
Centro Qualifica AE Trofa celebra S.Martinho e promove intercâmbio cultural entre formandos
-
Trofa6 dias atrás
Leilão da Horainox: Unidade industrial e equipamentos avaliados em mais de 860 Mil Euros disponíveis até 20 de Novembro
-
Trofa6 dias atrás
Abriu ao transito a nova rotunda e Avenida de Mosteirô
-
Falecimentos2 semanas atrás
Falecimento de Joaquim de Jesus Pereira Dias