Fique ligado

Ano 2010

Claque do Trofense – Quatro anos a dar a voz e a alma

Publicado

em

 

A necessidade de dar “um maior e mais declarado apoio” ao “clube do coração” foi a alavanca para que um grupo de amigos decidisse formar a claque Ultras 06 Trofa que, como o nome indica, apoia o Trofense.

Formado a 1 de Agosto de 2006, este grupo provou o “amor incondicional” que tem ao emblema da Trofa e iniciou uma escalada rumo à afirmação no mundo do futebol, “faça chuva ou faça sol”.

Publicidade

 

Bruno Ferreira é o líder desta claque, que conta ainda com a voz de Ricardo Cadinha, Pedro Couto, Bruno Andrade, Joaquim Martins e Hélder Lima. No entanto, em quatro anos, o grupo conseguiu expressão no apoio ao clube e conta, actualmente, com cerca de 100 elementos, graças à campanha da nova época, com a oferta de cachecol e boné da claque.

E não estranhe se ouvir vozes femininas a entoar cânticos de apoio ao Trofense: esta temporada, já há uma claque feminina, tudo para mostrar o apoio incondicional à equipa que vai tentar cumprir o objectivo de subir ao principal escalão de futebol português.

Quanto à relação com o clube é “muito boa”, confirmou Bruno Ferreira ao NT. “Faz muito para nos ajudar e quero agradecer em nome dos Ultras 06 Trofa o apoio e as ajudas que nos tem dado ao longo destes anos de existência da claque”, referiu.

Como momento mais marcante nestes quatro anos de apoio inequívoco ao Trofense, o líder foi peremptório: “Foi, sem dúvida, a subida de divisão à Primeira Liga. Ver em Portimão toda aquela gente, em mais de cem autocarros, fez-me lembrar o grande espírito bairrista do povo trofense”, afirmou. Estes momentos servem também para lamentar o facto de “não ser sempre com este espírito” que o clube é recebido nalguns jogos. “Infelizmente, muita gente na Trofa é só adepto de Primeira Liga”, asseverou.

Mas no reverso da medalha existem algumas atitudes de sócios do clube que entristecem os elementos da claque. “Em alguns jogos em casa, sócios do Trofense insultam-nos, dizem que nós só servimos para armar conflitos e dizem à segurança para não nos deixar usar as nossas bandeiras. Isto, sim, é triste para quem acompanha o Trofense por todo o lado, mas a nossa força é muito grande”, frisou.

Bruno Ferreira considera que há “claques muito boas em Portugal”, mas prefere abster-se na hora de avaliar a actividade destes grupos no mundo do futebol. Na primeira pessoa, o líder afirma que tenta fazer “o melhor para que quem anda nos Ultras 06 Trofa se sinta bem a apoiar o clube”, afirmou.

Para além do apoio ao clube, existem outros aspectos que junta estes elementos. A amizade fortaleceu e o grupo sentiu necessidade de alargar horizontes, chegando mesmo a promover um churrasco-convívio com a claque do Olivais e Moscavide – “os amigos” MoscaKnight’s.

Quanto às perspectivas para a temporada que se aproxima, Bruno Ferreira apenas deseja que a equipa “se porte bem” e “defenda da melhor forma o clube e a cidade”.

Continuar a ler...
__________________

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...