Ano 2010
Aldeias do Sul comemoraram Carnaval mais cedo
Cortejos de Alvarelhos, organizados pelas Aldeias de Nascente, decidiram comemorar mais cedo o Carnaval e, porque nesta época ninguém leva a mal, os carros alegóricos com o novo edifício dos Paços do Concelho e os casamentos homossexuais foram os pontos altos do desfile.
Com as notas pregadas aos fatos, mais de 300 moradores das Aldeias do Nascente da freguesia de Alvarelhos desfilaram, este domingo, até à Igreja Matriz da freguesia. O objectivo de angariar fundos para as obras realizadas na Igreja foi mais uma vez cumprido, mas o montante ainda não foi contabilizado. “Tivemos uma boa participação da população que deram o dinheiro dentro dos possíveis”, afirmou Bernardino Silva, um dos membros da organização das Aldeias de Nascente.
Estas aldeias decidiram comemorar mais cedo o Carnaval e porque nesta época ninguém leva a mal, os carros alegóricos com o novo edifício dos Paços do Concelho e os casamentos homossexuais foram os pontos altos do desfile. Assim “porque era Carnaval” decidiram brincar “com assuntos da actualidade”. Resolveram a questão da construção da Câmara, que desfilou edificada em cima de um tractor e trouxeram um padre que casou os homossexuais ao longo do percurso.”O objectivo era angariar dinheiro para as obras da Igreja e manter a tradição que já vem desde os anos 50″, explicou Bernardino Silva.
Entre os participantes que desfilaram com trajes de época, duas fanfarras animaram a festa: a dos Bombeiros Voluntários de Moreira da Maia e a do Grupo de Zés Pereiras de Barcelos.
Os Cortejos na freguesia de Alvarelhos começaram no dia 7 de Fevereiro e terminam a 7 de Março. Esta iniciativa realiza-se todos os domingos e começa pelas 14 horas nos diferentes lugares da freguesia e termina na Igreja cerca das 14.30 horas. É um mês para reviver as tradições e angariar mais fundos para pagar a dívida das obras realizadas na Igreja da freguesia. Dos 302 mil euros gastos na empreitada, constam 42 mil euros contraídos pela paróquia num empréstimo para terminar as obras.
No próximo domingo o cortejo é organizado por Cidoi e a 28 de Fevereiro pelo lugar de S. Roque. No último dia, 7 de Março, o cortejo é organizado pelo lugar dos Casais.
-
Assinatura em pdf1 dia atrás
Edição papel nº288 do Jornal do Ave
-
Trofa2 semanas atrás
Colisão faz 4 feridos na EN14
-
Região1 semana atrás
Santo Tirso acolhe Feira e Fórum do Mel
-
Crónicas e opinião2 semanas atrás
Linha do Equilíbrio: Aproveitar os raios de sol…!
-
Trofa2 semanas atrás
Choque em cadeia provoca seis feridos na variante de Santo Tirso
-
Trofa1 semana atrás
Centro Qualifica AE Trofa celebra S.Martinho e promove intercâmbio cultural entre formandos
-
Trofa4 dias atrás
Leilão da Horainox: Unidade industrial e equipamentos avaliados em mais de 860 Mil Euros disponíveis até 20 de Novembro
-
Trofa4 dias atrás
Abriu ao transito a nova rotunda e Avenida de Mosteirô