Ano 2010
GNR combate criminalidade violenta

Ao todo foram 48 os militares envolvidos numa acção de patrulhamento na Trofa, no dia 28 de Janeiro, onde estavam também inseridas duas equipas das forças de intervenção e uma esquadra a cavalo, que percorreram todo o concelho, deixando quem passava em alerta.
O centro da cidade, a zona comercial, habitacional e da estação de caminhos-de-ferro da Trofa foram os locais onde o patrulhamento foi intensificado. As operações de patrulhamento estiveram inseridas numa acção levada a cabo pelo destacamento da GNR de Santo Tirso, que visava o combate à criminalidade violenta, e decorreram entre as 16 e as 20 horas.
Para além de terem focado a intervenção sobre os pontos onde potencialmente se poderiam gerar actos de criminalidade no concelho, (bancos, estações dos CTT, estações de caminhos-de-ferro da Trofa e S. Romão e postos de abastecimento), os militares da GNR fiscalizaram também o trafego nas Estradas Nacionais 14, 104 e 308.
Durante a operação foram fiscalizados 424 condutores, realizados 51 testes de álcool, com resultados negativos e levantados 26 autos de contra-ordenação ao Código da Estrada.
Foi ainda detido um condutor de 20 anos, na Rua de Sena, cerca das 18.25 horas, por não possuir habilitação legal para conduzir o veículo. Para além desta violação o indivíduo conduzia ainda sem cinto de segurança, sem seguro e inspecção no automóvel. O indivíduo, residente na Trofa, foi mais tarde libertado e notificado para comparecer em Tribunal para aplicação das medidas adequadas. I.M.P.