Ano 2007
“Um Dia Pela Vida” na luta contra o cancro
Despertar a comunidade para a prevenção do cancro e angariar fundos para as acções de prevenção e tratamento desta doença são os objectivos principais do movimento "Um Dia Pela Vida", mobilizado pela Liga Portuguesa Contra o Cancro, no âmbito de um programa internacional promovido pela American Cancer Society, e que foi apresentado no dia 24 de Fevereiro na cidade da Trofa.
A cerimónia de apresentação do evento contou com a presença de Fátima Nunes, uma das responsáveis locais pela iniciativa, que explicou a forma de participação na "Um Dia Pela Vida" que passa "pela formação de uma equipa composta por oito a vinte elementos, que deverão contribuir com 10 euros. Depois, utilizando imaginação e disponibilidade para organizar actividades educativas, de desporto, arte, música, almoços, passeios,nunca esquecendo o mais importante que é sensibilizar as pessoas para a necessidade de exames periódicos e rastreios".
Na cerimonia de abertura oficial da iniciativa, Vítor Veloso, presidente da Liga Portuguesa Contra o Cancro considerou que este movimento" é um hino à vida, porque se faz não só em memória daqueles que faleceram como também se revela num apoio àqueles que estão a lutar contra a doença e aos que já estão curados".
Já na opinião de Bernardino Vasconcelos, presidente da autarquia trofense, o movimento que se realizará até Junho deve fazer com que os "cidadãos se sintam convocados para a necessidade de alertar consciências e chamar a atenção de muitos que desconhecem que há rastreios para a luta contra o cancro".
Na Trofa há já largas centenas de trofenses a trabalhar em equipas, através da organização de caminhadas, colóquios, jantares, espectáculos de variedades que permitam a angariação de fundos para ajudar as vitimas de cancro e para financiar as campanhas de prevenção e rastreio.
O que é o Um Dia Pela Vida?
Um Dia Pela Vida é um evento organizado pela Liga Portuguesa Contra o Cancro no âmbito de um programa internacional promovido pela American Cancer Society e patrocinado pela Sanofi Aventis.
Um Dia Pela Vida permite informar, educar e apoiar as comunidades locais e angariar fundos para os programas de prevenção e actividades da Liga Portuguesa Contra o Cancro.
Um Dia Pela Vida desenrola-se numa atmosfera de festa, com espectáculos, música, jogos e outras actividades paralelas. Grupos de pessoas participam numa caminhada simbólica à volta de um caminho, que representa o empenho constante de todos na luta contra o cancro. Um Dia Pela Vida começa de manhã e termina depois do anoitecer.
Uma vez que Um Dia Pela Vida é acima de tudo uma reunião de comunidade e não uma prova desportiva, todas as pessoas podem participar. Famílias, amigos, hospitais, escolas, organizações comunitárias, etc. partilhando todos um objectivo comum – apoiar a missão da Liga Portuguesa Contra o Cancro.
Um dos momentos altos é a cerimónia das luminárias: ao crepúsculo o caminho será iluminado por milhares de velas, colocadas dentro de recipientes decorados com mensagens pessoais de quem as ofereceu ou com o nome da pessoa a quem são dedicadas.
Um Dia Pela Vida iniciou-se em Coruche e decorreu entre Outubro de 2004 e Março de 2005. Desde então já teve lugar em Mértola, Azeitão, Lamego, Redondo e Elvas, estando a decorrer actualmente na Trofa e Caldas da Rainha. Todos foram um estrondoso sucesso em termos de adesão das comunidades a esta causa, que é a luta contra o cancro.
-
Assinatura em pdf2 dias atrás
Edição papel nº288 do Jornal do Ave
-
Trofa2 semanas atrás
Colisão faz 4 feridos na EN14
-
Região2 semanas atrás
Santo Tirso acolhe Feira e Fórum do Mel
-
Crónicas e opinião2 semanas atrás
Linha do Equilíbrio: Aproveitar os raios de sol…!
-
Trofa2 semanas atrás
Choque em cadeia provoca seis feridos na variante de Santo Tirso
-
Trofa2 semanas atrás
Centro Qualifica AE Trofa celebra S.Martinho e promove intercâmbio cultural entre formandos
-
Trofa5 dias atrás
Leilão da Horainox: Unidade industrial e equipamentos avaliados em mais de 860 Mil Euros disponíveis até 20 de Novembro
-
Trofa5 dias atrás
Abriu ao transito a nova rotunda e Avenida de Mosteirô