Ano 2007
Ecossistema
Um Ecossistema é um sistema de organismos vivos que interagem não só com o meio físico que os rodeia mas também com a química ambiental e com o meio social e biológico em que estão inseridos.
Os organismos e o seu meio formam um todo, apesar de cada um ser um "ser" individual. Aqui inclui-se todos os organismos que aí residem e o ambiente físico, com o qual interagem de forma que um fluxo de energia conduza a estruturas bióticas claramente definidas e ao ciclo de materiais entre as partes vivas e mortas. Ambas as componentes de um sistema ecológico são essenciais para a manutenção da vida tal como a conhecemos na Terra e são caracterizados pela diversidade das suas espécies.
Quando tal não acontece há a necessidade de Requalificar esse Ecossistema. No caso da Requalificação Ribeirinha teremos de ter em atenção as suas quatro funções primordiais e respeitantes à Biofísica, à Paisagística, à Hidráulica e à Económica. É que o Ecossistema Ribeirinho quando bem estruturado e em equilíbrio é capaz de desenvolver as ditas funções. Se porventura uma função é explorada para além da aptidão que este ecossistema apresenta, entra em desequilíbrio e as outras funções ficam comprometidas. Nesta perspectiva são de louvar todas as acções que contribuem para esta dita requalificação. Naturalmente que nos estamos a lembrar, por exemplo, da requalificação das margens do RIO AVE, onde a implementação do PARQUE DAS AZENHAS é um factor decisivo e de grande mérito, na nossa opinião.
Por falar no Parque das Azenhas queremos salientar o facto de ter estado recentemente em audição pública o Plano de Pormenor correspondente, ou seja, decorreu a fase de audição ao público, durante a qual todos os interessados, quer individual ou colectivamente (Instituições) puderam proceder à formulação de sugestões, bem como, à apresentação de informações sobre quaisquer questões que possam ser consideradas no âmbito do respectivo procedimento de elaboração do Plano de Pormenor. Queremos aproveitar esta oportunidade para dizer que o mesmo não deixa de ser um projecto extremamente ambicioso e capaz de mudar a face do nosso Concelho, devolvendo o Rio Ave à população Trofense, e não só, e criando uma nova zona de preservação do Património Natural e Edificado.
Deve pretender-se um Rio Ave completamente despoluído, com frentes ribeirinhas ordenadas e transformadas em espaços turísticos e que viabilizem novas iniciativas economicamente sustentáveis, ou seja, um novo território atractivo e de novas oportunidades. Para além destes aspectos não nos podemos esquecer das potencialidades que deveremos passar a ter, nomeadamente nas vertentes do Lazer, do Recreio e do Desporto. Logo a Qualidade de Vida dos Trofenses será melhorada. Assim o desejamos. Terminamos dizendo:
SEJA AMIGO DO AMBIENTE!
ALBERTO MAIA
-
Assinatura em pdf2 dias atrás
Edição papel nº288 do Jornal do Ave
-
Trofa2 semanas atrás
Colisão faz 4 feridos na EN14
-
Região2 semanas atrás
Santo Tirso acolhe Feira e Fórum do Mel
-
Crónicas e opinião2 semanas atrás
Linha do Equilíbrio: Aproveitar os raios de sol…!
-
Trofa2 semanas atrás
Choque em cadeia provoca seis feridos na variante de Santo Tirso
-
Trofa2 semanas atrás
Centro Qualifica AE Trofa celebra S.Martinho e promove intercâmbio cultural entre formandos
-
Trofa5 dias atrás
Leilão da Horainox: Unidade industrial e equipamentos avaliados em mais de 860 Mil Euros disponíveis até 20 de Novembro
-
Trofa5 dias atrás
Abriu ao transito a nova rotunda e Avenida de Mosteirô