Ano 2007
Lançada empreitada de construção da rede de abastecimento de água em Alvarelhos
A Indáqua anunciou, esta terça-feira, o arranque da empreitada da construção da rede de abastecimento de água ao domicílio que abrangerá as freguesias de Alvarelhos, Muro e Guidões. A zona oeste de Santiago de Bougado também está presente na adjudicação da empresa, no entanto, as obras só arrancarão no segundo semestre de 2007.
A obra, que conta com um investimento total de 2,7 milhões de euros, tem a mesma duração que as empreitadas relativas ao saneamento básico – Bacias 1 e 2 – estas da responsabilidade da Trofáguas e cuja conclusão está prevista para o final de 2007. Para António Pontes, presidente do Conselho de Administração, a conciliação das duas empreitadas "é fundamental para minorar o incómodo que é causado à população". Em contrapartida de todos os transtornos criados, "vai-se registar um crescimento significativo de qualidade de vida dos moradores destas freguesias assim como o aumento da cobertura de distribuição de água".
As obras de construção de rede de abastecimento de água estão divididas em duas empreitadas distintas, que acompanharão as respectivas obras de saneamento básico.
Uma das obras pretende dotar as freguesias de Alvarelhos e Guidões de uma rede de abastecimento de água que cubra, na íntegra, os lugares de Aldeia, Casais, Cidoi, Grova, Sá e Vale, na freguesia de Alvarelhos e toda a freguesia de Guidões. Pretende-se ainda compatibilizar a presente obra com outra de drenagem de águas residuais designada por Bacia 1, e nas zonas onde os dois projectos são coincidentes, com excepção da área da freguesia do Muro, à qual só corresponde nesta fase a instalação da rede de águas residuais.
A outra obra pretende que as freguesias de Santiago de Bougado, Alvarelhos, e Muro usufruam de uma rede de abastecimento de água que cubra os lugares de Lantemil, Cidai, Bairros e Maganha na freguesia de Santiago de Bougado, Arrabalde, Ribeiro e S. Roque, na freguesia de Alvarelhos e a freguesia do Muro que se encontre a uma cota inferior a 130 metros (Quintão, Vilares, Igreja). À semelhança de Alvarelhos e Guidões, pretende-se conciliar esta empreitada com a obra de drenagem de águas residuais designada por Bacia 2, e nas zonas onde os dois projectos são coincidentes, com excepção da área da freguesia de Santiago de Bougado, à qual só corresponde nesta fase a instalação de rede de abastecimento de água.
Com estas duas empreitadas pretende-se promover a melhoria dos níveis e da qualidade de atendimento em infra-estruturas de abastecimento de água no concelho da Trofa, bem como a melhoria da qualidade de vida da população a servir – 4400 habitantes, na primeira obra, e 7500 habitantes na segunda, possibilitando a criação da rede de abastecimento de água, numa extensão de cerca de 50 km.
No final das empreitadas, quer de saneamento quer de distribuição de água, oitenta por cento do concelho deverá estar coberto, "ficando apenas e provisoriamente, uma pequena área sem cobertura", que deverá ser intervencionada no próximo ano, rumo ao cumprimento do objectivo delineado de atingir os noventa por cento até 2009.
-
Assinatura em pdf2 dias atrás
Edição papel nº288 do Jornal do Ave
-
Trofa2 semanas atrás
Colisão faz 4 feridos na EN14
-
Região2 semanas atrás
Santo Tirso acolhe Feira e Fórum do Mel
-
Crónicas e opinião2 semanas atrás
Linha do Equilíbrio: Aproveitar os raios de sol…!
-
Trofa2 semanas atrás
Choque em cadeia provoca seis feridos na variante de Santo Tirso
-
Trofa2 semanas atrás
Centro Qualifica AE Trofa celebra S.Martinho e promove intercâmbio cultural entre formandos
-
Trofa5 dias atrás
Leilão da Horainox: Unidade industrial e equipamentos avaliados em mais de 860 Mil Euros disponíveis até 20 de Novembro
-
Trofa5 dias atrás
Abriu ao transito a nova rotunda e Avenida de Mosteirô