Trofa
Maior apreensão da “droga do riso” em Portugal feita pelo NIC de Santo Tirso (c/video)

Sete pessoas foram detidas numa operação policial que resultou na maior apreensão de óxido nitroso, conhecido como a “droga do riso”, em Portugal. A ação foi levada a cabo pelo Núcleo de Intervenção Criminal (NIC) do destacamento Territorial da GNR de Santo Tirso, na area do Grande Porto e na Trofa.
O óxido nitroso, recentemente incluído na lista de substâncias psicoativas proibidas, tem vindo a ganhar popularidade em ambientes festivos, apesar dos seus graves riscos para a saúde. Consumido através de balões, o gás sai das recargas a temperaturas extremamente baixas e sob alta pressão, o que pode causar sérias complicações médicas.
A investigação, que decorria desde 2021 por suspeitas de tráfico de estupefacientes, revelou que os detidos operavam em rede e se dedicavam ao tráfico na zona do Grande Porto. A operação, realizada esta quinta-feira, decorreu em várias localidades, incluindo a Trofa, Vila Nova de Gaia e Porto, e envolveu cerca de uma centena de operacionais.
Foram cumpridos três mandados de detenção e realizadas 25 buscas, das quais 14 domiciliárias e 11 em estabelecimentos de restauração e bebidas, garagens e stands. Como resultado, foi apreendido o seguinte material:
- 1 550 garrafas de óxido nitroso, avaliadas em aproximadamente 75 mil euros;
- Uma arma de fogo;
- 138 doses de heroína;
- 160 doses de cocaína;
- Duas balanças de precisão;
- 20 telemóveis;
- Cinco viaturas;
- 20 mil euros em dinheiro.
A operação contou com o reforço do Destacamento de Intervenção (DI) do Porto, do Grupo de Intervenção de Ordem Pública (GIOP) da Unidade de Intervenção (UI) e das estruturas de Investigação Criminal dos Comandos Territoriais do Porto, Braga, Viana do Castelo, Vila Real, Leiria e Coimbra, além do apoio da PSP.
Os detidos foram constituídos arguidos, e os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Santo Tirso para os trâmites legais subsequentes.