Trofa
Mostra Formativa Profissional na Escola Secundária da Trofa (c/ vídeo)
A Escola Secundária da Trofa organizou mais uma edição da Mostra Formativa dos cursos profissionais, uma iniciativa do Serviço de Psicologia e Orientação que visa auxiliar os alunos do 9.º ano e dos cursos de educação e formação (CEF) na escolha do percurso académico e profissional.
![](https://www.onoticiasdatrofa.pt/wp-content/uploads/2025/02/mostra-formativa-profissional-escola-secundaria.jpg)
A Escola Secundária da Trofa organizou mais uma edição da Mostra Formativa dos cursos profissionais, uma iniciativa do Serviço de Psicologia e Orientação que visa auxiliar os alunos do 9.º ano e dos cursos de educação e formação (CEF) na escolha do percurso académico e profissional.
A Mostra Formativa permitiu aos jovens conhecer, de forma prática, os cursos disponíveis na escola, através de demonstrações realizadas pelos alunos que já os frequentam. A coordenadora do Ensino Profissional e CEF do Agrupamento de Escolas da Trofa, Alda Reis, explicou que esta foi uma oportunidade para os jovens conhecerem os cursos que estão a funcionar, concretamente Animador Sociocultural, Gestor e Programador de Sistemas Informáticos e Técnico Auxiliar de Saúde.
Apesar de, atualmente, o curso de Desporto não estar a funcionar, a escola considera a possibilidade de o reabrir no próximo ano letivo. “Fizemos uma pequena divulgação, porque ainda não temos indicações definitivas”, acrescentou Alda Reis.
Para complementar as demonstrações práticas, a mostra incluiu palestras com ex-alunos, que partilharam as suas experiências académicas e profissionais, esclarecendo dúvidas sobre as saídas profissionais e a possibilidade de prosseguir estudos no ensino superior. “Ainda há alguma resistência em escolher os cursos profissionais. Muitos alunos e pais têm essa dúvida no momento da matrícula e, depois, no 10.º ano, percebem que, talvez, a escolha pelo ensino regular não tenha sido a melhor. Por isso, em janeiro, é comum haver mudanças para o profissional”, explicou a coordenadora. Uma transição que pode criar desafios na gestão das vagas, pois as turmas são constituídas em julho com base nas inscrições iniciais.
Consciente da importância do envolvimento familiar no processo de escolha, a escola pretende reforçar a orientação vocacional com a participação dos pais. “Vamos desenvolver um trabalho com a nossa psicóloga de orientação e, este ano, pensamos realizar sessões com os encarregados de educação. Queremos que os pais fiquem mais elucidados sobre as opções existentes e as vantagens destes cursos”, afirmou Alda Reis.
Com cerca de 180 alunos inscritos nos cursos profissionais, a Escola Secundária da Trofa continua a apostar nesta via de ensino, que alia formação teórica e prática, garantindo competências essenciais para o mercado de trabalho e possibilitando o acesso ao ensino superior.