Fique ligado

Trofa

Paradela lidera Comissão de Festas da Senhora das Dores com novidades

A aldeia de Paradela assumiu, este ano, a liderança da Comissão de Festas de Nossa Senhora das Dores, em S. Martinho de Bougado, com Xavier Costa à frente do projeto.

Avatar

Publicado

em

A aldeia de Paradela assumiu, este ano, a liderança da Comissão de Festas de Nossa Senhora das Dores, em S. Martinho de Bougado, com Xavier Costa à frente do projeto. A festa decorrerá entre 9 e 18 de agosto, mas o calendário da comissão inclui várias iniciativas ao longo do ano, desde eventos de angariação de fundos à celebração da Festa do Espírito Santo e coorganização da ExpoTrofa.

Conhecido pela realização dos eventos desportivos de maior monta da Trofa, Xavier Costa concretiza agora um objetivo que determinou nos anos em que a festa perdeu o fulgor de antigamente. Por isso, chegada a vez de Paradela não hesitou: “Decidi encabeçar a comissão e iniciar este trabalho cedo para transmitir às restantes aldeias que, quanto mais cedo se começar, melhor é para todos. Tanto para a comissão, como para as festas em si”.

Publicidade

 

Inspirado pelo trabalho da comissão anterior, liderada pela aldeia de Valdeirigo, Xavier Costa pretende elevar o patamar das festividades e consolidar um modelo de sucesso para os anos seguintes. “Eles fizeram um trabalho fantástico, já subiram um degrau e eu estou aqui para subir mais um, para que a escada continue a crescer até a festa chegar ao topo do sucesso”, confidenciou em entrevista ao JA.

Entre as iniciativas programadas, está o evento “Há Festa na Capela”, que promete recriar o ambiente nostálgico da antiga esplanada junto à Capela, com sunsets e música ao vivo no terraço do Fórum Trofa XXI. O tradicional sorteio de rifas será mantido, com melhorias nos prémios, e o peditório porta a porta continuará a ser um dos pilares da angariação de fundos.
A comissão aposta ainda na comunicação e no marketing para atrair mais patrocinadores, enquanto se compromete a revitalizar o terrado das festas, esperando atrair comerciantes e criar novas fontes de receita.

Publicidade

Xavier Costa também aponta a necessidade de repensar a ExpoTrofa, prevista para julho. “Esta iniciativa precisa urgentemente de ser reformada. É um evento que exige muita energia da comissão, quando esta já tem em mãos a responsabilidade de fazer as festas e, se calhar, não conta com o retorno desejado. Estamos aqui para lutar pelo sucesso do evento, mas há que repensar o formato”, postulou.

A Festa do Espírito Santo, a 8 de junho, marcará o início oficial do trabalho desta comissão de festas, com a venda de cerejas a manter-se.

“Espero que todos os dias seja de enchente”

Já a Festa de Nossa Senhora das Dores será um evento de dez dias, de 9 a 18 de agosto, repleto de momentos culturais e religiosos.

O programa inicia com a procissão das velas e termina com o habitual encontro de bandas de música, e pelo meio contará com um “programa para todos os gostos”. Segundo Xavier Costa, a noite de comédia e a bênção dos capacetes, promovidas pela comissão anterior, vão continuar, e no fim de semana principal, estão previstos artistas de renome para os concertos de sábado e domingo, a anunciar “em breve”, e até no fogo de artifício estão previstas novidades. “Vamos tentar recuperar uma tradição das festas, desaparecida há vários anos, respeitando as leis atuais”, confidenciou, sem levantar o véu.

Xavier Costa termina com um apelo: “A festa é de todos os trofenses. Quem quiser aparecer para nos ajudar será bem-vindo. Este é um esforço comunitário para manter viva a maior tradição da nossa terra”. Da direção da comissão fazem também parte José Luís Sousa e Rui Couto, como vice-presidentes, Ana Correia, como secretária, e Marta Costa, como tesoureira. José Costa, Paula Costa e Pedro Lima constituem o conselho fiscal, enquanto a assembleia-geral é liderada pelo pároco de S. Martinho de Bougado, Luciano Lagoa, acompanhado por João Campos e Sara Santos.

Continuar a ler...
__________________

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Farmácia de serviço

arquivo