Ano 2009
“Open Day” anima 200 crianças
Cerca de 200 crianças ignoraram a chuva que caiu durante a manhã de sábado e participaram no “Open Day” promovido pelo Clube Desportivo Trofense. Proporcionar um dia diferente a meninos e meninas do concelho, assim como repescar potenciais jogadores para a formação do clube foram os objectivos da iniciativa.
No complexo desportivo de Paradela a chuva ameaçou, mas não amedrontou os craques de palmo e meio, alunos do Ensino Básico do concelho da Trofa, que tiveram oportunidade de ter uma manhã diferente e vestir as cores do Clube Desportivo Trofense.
O pequeno Gonçalo, de oito anos e da escola do Paranho, dizia com timidez que “era a primeira vez” que participava numa iniciativa como o “Open Day”, mas na hora de dizer o que mais gosta de fazer foi convicto: “jogar futebol”.
Foi com o objectivo de dar oportunidade a meninos e meninas como o Gonçalo que o Trofense promoveu a iniciativa que ocupou a manhã de sábado de dezenas de crianças do concelho, com actividades em que a protagonista era, como seria de esperar, a bola. Todas contentes e enérgicas, envergando orgulhosamente a sua nova “t-shirt” com os autógrafos dos jogadores seniores Vítor, Marco e Kika, que foram a “cereja no topo do bolo” de uma aventura que elas não vão esquecer tão cedo.
Gonçalo ainda conseguiu marcar um golo e a sua equipa manteve-se invicta, ao passo que João Pedro, seis anos, também do Paranho, e entre atropelos, aproveitava o facto de estar perto da objectiva da TrofaTv para dizer que o seu ídolo era o Cristiano Ronaldo. Com a animação que estava não lhe fazia confusão o facto de estar a vestir, por momentos, a camisola de um dos rivais do clube onde joga, o Ribeirão. José Carlos, o mais traquina do grupo do Paranho, é mais um dos que “gosta muito” do desporto rei e mal consegue esconder a satisfação de entrar no Trofense na próxima época.
Já para Diogo, oito anos, aquele relvado não lhe é nada desconhecido, já que é jogador do escalão de escolinhas D do Trofense. O pequeno craque não sabia bem a classificação da sua equipa, acha que está no terceiro lugar, mas garantiu que ela “tem conseguido bons resultados”.
Durante toda a manhã meninos e meninas de todas as escolas básicas do concelho puderam conviver através de uma iniciativa do departamento de formação do clube que visava “proporcionar-lhes um dia diferente”, referiu Manuel Wilson, vice-presidente do CD Trofense.
“Muitos deles de certeza que nunca jogaram em relvado sintético e com esta iniciativa é uma maneira de proporcionar o prazer de jogar em relvado”, referiu.
Por outro lado, esta é uma das melhores formas de avaliar potenciais atletas que poderão ser uma mais-valia para as camadas de formação do clube.
A chuva “não ajudou” na adesão à iniciativa, já que inicialmente “estava prevista a participação mínima de 500 alunos”. No entanto, o responsável apontou para a presença de 200 crianças, o que já representa “um bom sinal”.
“As pessoas estiveram receptivas ao nosso convite e agradeço aos agrupamentos das escolas e associações de pais, que participaram connosco”, acrescentou.
Manuel Wilson não se lembra de uma época tão produtiva em termos de formação como este ano. O ponto alto foi a subida dos juniores, juntando-se também a boa “performance” dos outros escalões que, segundo o responsável, “lutaram até à última pelos primeiros lugares”.
“As equipas B, de primeiro ano, que competiam com equipas de segundo ano, conseguiram classificações nos primeiros lugares e isto é sinal de que o nosso projecto tem pernas para andar e temos pessoas competentes a trabalhar e refiro-me aos técnicos. Não é por acaso que eles são cobiçados por grandes clubes”, sublinhou.
Apesar de o clube ter ganho uma maior dimensão com a subida à 1ª Liga, Manuel Wilson lamenta que ainda falte “um bocadinho mais de apoio” por parte dos trofenses. “Todos juntos faríamos um clube maior e a nível de departamento de formação penso que iríamos atingir patamares superiores que é o objectivo deste projecto de quatro anos que já vai no terceiro”, frisou.
Já com os juniores nos nacionais, o departamento de formação do Trofense espera agora conseguir o mesmo feito para os escalões de juvenis e iniciados, para que o projecto seja ainda mais “um sucesso”.
Trofintas Cup este fim-de-semana
Depois de abrir o complexo desportivo de Paradela aos alunos da Trofa, o Trofense vai dar agora oportunidade aos clubes da região de participar no torneio “Trofintas Cup”, que vai contar com 20 equipas do pré-escolar e 24 equipas do escalão de escolas. O torneio vai ocupar as tardes de sábado e domingo, terminando pelas 19 horas.
-
Assinatura em pdf5 dias atrás
Edição papel nº288 do Jornal do Ave
-
Região2 semanas atrás
Santo Tirso acolhe Feira e Fórum do Mel
-
Trofa2 semanas atrás
Centro Qualifica AE Trofa celebra S.Martinho e promove intercâmbio cultural entre formandos
-
Trofa1 semana atrás
Leilão da Horainox: Unidade industrial e equipamentos avaliados em mais de 860 Mil Euros disponíveis até 20 de Novembro
-
Trofa1 semana atrás
Abriu ao transito a nova rotunda e Avenida de Mosteirô
-
Falecimentos2 semanas atrás
Falecimento de António Manuel Vieira de Araújo
-
Falecimentos2 semanas atrás
Falecimento de António Maia de Sá
-
Falecimentos2 semanas atrás
Falecimento de Manuel Novais Gomes de Sá