Crónicas e opinião
Memórias e Histórias da Trofa | Páginas da História da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Trofa: Inauguração do atual quartel (VI)
O quartel dos Bombeiros Voluntários da Trofa era inaugurado em abril de 1988 perante uma enorme presença da comunidade trofense que queria presenciar aquele momento único na sua história.
No decorrer destes últimos meses tem sido descrita a evolução de uma das mais bonitas páginas da história desta associação que é uma das marcas de identidade trofense.
Na edição anterior foi descrito um investimento desmedido em meios materiais, faltando referir um autotanque que também iria ser integrado no parque de viaturas da associação que seria um equipamento fundamental para a associação como também as outras viaturas ligeiras de socorro médico já mencionadas anteriormente.
Ultimava-se a inauguração do novo quartel, com destaque para o facto de no dia 23 de abril ocorrer uma missa, como também um desfile de fanfarra e até a abertura da exposição dos trabalhos realizados pelos miúdos das escolas do concelho.
Importante destacar que também no dia seguinte à bênção do quartel, ocorreria igualmente uma sessão solene que iria ser presidida pelo vice-primeiro ministro Eurico de Melo que consistiria também num desfile motorizado com os vários meios de socorro da corporação a estarem presentes.
Havia também uma forte componente cultural naquele conjunto de acontecimentos atendendo que nos dias seguintes, realizar-se-ia uma forte componente cultural, com concerto do Orfeão de Santhyago, como também palestras de história, sarau de música da região, entre outras atividades com clara importância para a cultura local.
A nova frota automóvel que entrava ao serviço da corporação resultava de um forte empenhamento da comunidade local que através de atos de benemerência oferecia à instituição novos meios de socorro.
O dia esperado pela população e obviamente pela corporação de bombeiros iria chegar, em abril era inaugurado o quartel e várias foram as figuras presentes na Trofa, com destaque para o Ministro da Defesa e Vice-Primeiro-Ministro Eng. Eurico Silva Teixeira de Melo, de Dr. José Silveira Godinho, Ministro da Administração Interna, o Governador Civil Fernando de Vasconcelos, Comandante da Região Militar Norte, Carlos Azevedo e por último Joaquim Couto presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, entre outras individualidades.
Um dia inesquecível para a história da Trofa que dava passos seguros para se tornar em cidade e a inauguração do seu quartel era mais um passo dado nesse sentido.
Sinal de crescimento, evolução dinamismo e sobretudo bairrismo, em que os elementos da sua comunidade conseguiam colocar a sua corporação com um dos melhores quarteis do país, equipar os seus bombeiros e fazer destes uma referência nacional, um exemplo claro do seu empenho.
Um bairrismo sem paralelo na nossa história e talvez no país, se a nossa vaidade o permite descrever, isto porque uma instituição rapidamente deixava de ocupar os fundos de um barracão e de ter apenas um meio de socorro, era poucos anos depois uma das corporações de referência no país.
O momento que certamente honrará os elementos da corporação que finalmente viram concretizado o seu sonho com o descerrar da placa comemorativa daquele momento.
O quartel dos Bombeiros Voluntários da Trofa era inaugurado em abril de 1988 perante uma enorme presença da comunidade trofense que queria presenciar aquele momento único na sua história.
O público enchia a parada do quartel e todos os restantes locais que lhe era possível, contando com largas centenas de pessoas que assistiram a todos os momentos mais marcantes daquele dia.
Não esquecendo obviamente o momento em que as várias viaturas oferecidas foram benzidas pelo Padre Ribeiro, figura local que esteve presente em praticamente todos os momentos da história da associação, sendo inclusivamente, conforme referido anteriormente, o seu capelão.
-
Assinatura em pdf5 dias atrás
Edição papel nº290 do Jornal do Ave
-
Trofa2 semanas atrás
Homem de 21 anos detido junto à ponte da Lagoncinha por sequestro de rapariga de 14 anos.
-
Falecimentos2 semanas atrás
Falecimento de Marta Filipa Adónis Inácio
-
Desporto2 semanas atrás
CR Bougado leva ténis de mesa às escolas e dinamiza modalidade no concelho
-
Trofa2 semanas atrás
“O GPAC dá uma imagem positiva da catequese, aproxima os pais e envolve a comunidade”
-
Trofa2 semanas atrás
Toy e Cláudia Martins e Minhotos Marotos na Feira Anual de 2025
-
Trofa4 dias atrás
Miguel Maia é o novo diretor do Agrupamento de Escolas da Trofa
-
Desporto1 semana atrás
Trofense triunfa com reviravolta épica