Ano 2007
Acção Social com novos projectos para Santo Tirso
A extensão do Centro de Atendimento a Toxicodependentes (CAT) e o Combate ao Alcoolismo são alguns dos eixos em que a Câmara Municipal de Santo Tirso pretende continuar a intervir. Em conferência de imprensa decorrida hoje, dia 21 de Fevereiro, foram apresentados os principais projectos e actividades a desenvolver no âmbito da Acção Social.
A preocupação com a toxicodependência e sua prevenção levaram a autarquia a desenvolver inúmeras actividades, nomeadamente, a aquisição de um veículo para transportar e acompanhar os toxicodependentes ao CAT do Porto. Neste sentido, e de forma a facilitar e agilizar este processo, a autarquia tem previsto para 2007 a extensão deste serviço através da criação de um pólo em Santo Tirso que permitirá acompanhar mais de perto os tratamentos. Esta iniciativa surge no seguimento do projecto "Santo Tirso: Desafios para a Coesão Social", que pretende desenvolver esforços no combate, não apenas à toxicodependência mas também ao alcoolismo. No que toca à deficiência, o presidente da Câmara, Castro Fernandes anunciou a criação de uma Residência Autónoma para Deficientes, um local cujo intuito será o de proporcionar apoio a muitas das pessoas desamparadas e sem amparo familiar. Também nesta área será posto em prática o Gabinete de Apoio ao Cidadão Deficiente, um serviço já encaminhado que aguarda apenas uma formalização.
As crianças e os idosos nunca são esquecidos e, por isso mesmo, a autarquia apresentou também dois programas direccionados, especificamente, para eles. Reparações + é o nome de um projecto que consiste na prestação de apoio aos mais idosos para a realização de pequenas tarefas domésticas. O autarca referiu ainda que os mais jovens terão ao seu dispor uma auto caravana, equipada com material digital e uma mini biblioteca. Trata-se do net@sobrerodas e constitui um projecto que pretende facilitar o acesso às novas tecnologias.
No âmbito da acção social, a autarquia tem vindo a desenvolver inúmeras parcerias e apoios com várias instituições. De destacar a cedência de um terreno à Cruz Vermelha para a construção de um Lar residencial para deficientes e a cedência de uma viatura à instituição Sol Nascente. À Associação de Solidariedade e Acção Social (ASAS), a Câmara Municipal cedeu também um terreno para o alargamento do Centro de Acolhimento de Menores em Risco.
Paralelamente a estas actividades específicas, a Câmara Municipal de Santo Tirso defende uma orientação estratégica dirigida a situações de desfavorecimento ou carência económico-social, ou seja, todas iniciativas desenvolvidas no âmbito da acção social visam, essencialmente, assegurar os direitos dos cidadãos e promover a igualdade de oportunidades.
-
Assinatura em pdf2 dias atrás
Edição papel nº288 do Jornal do Ave
-
Trofa2 semanas atrás
Colisão faz 4 feridos na EN14
-
Região2 semanas atrás
Santo Tirso acolhe Feira e Fórum do Mel
-
Crónicas e opinião2 semanas atrás
Linha do Equilíbrio: Aproveitar os raios de sol…!
-
Trofa2 semanas atrás
Choque em cadeia provoca seis feridos na variante de Santo Tirso
-
Trofa2 semanas atrás
Centro Qualifica AE Trofa celebra S.Martinho e promove intercâmbio cultural entre formandos
-
Trofa5 dias atrás
Leilão da Horainox: Unidade industrial e equipamentos avaliados em mais de 860 Mil Euros disponíveis até 20 de Novembro
-
Trofa5 dias atrás
Abriu ao transito a nova rotunda e Avenida de Mosteirô