Trofa
Sem bar para explorar, comissão de festas da Sr.ª das Dores aposta em eventos para angariar fundos
À agenda de eventos e programa que estão a ser preparados, juntam-se múltiplos apelos à participação da população para que a festa seja um sucesso.
Depois da festa do Divino Espírito Santo, a comissão de festas de Nossa Senhora das Dores canaliza todas as energias para a romaria de agosto. À agenda de eventos e programa que estão a ser preparados, juntam-se múltiplos apelos à participação da população para que a festa seja um sucesso.
É o preâmbulo para a grande romaria que acontece em agosto e serve também de experiência do que espera a comissão de festas de Nossa Senhora das Dores. Na Festa do Divino Espírito Santo, que animou o parque da cidade da Trofa, a 19 de maio, houve a tradicional coroação das crianças, as cerejas e a novidade da venda de cestos de piquenique, que se revelou um sucesso. Esta foi uma das ideias da comissão de festas para angariar fundos e “dinamizar” uma celebração que “não pode ser esquecida”, assinalou, ao Jornal do Ave, a presidente Rita Gomes, representante do grupo de pessoas da aldeia de Valdeirigo, encarregada de organizar a romaria deste ano.
E ideias não poderão faltar à comissão de festas nos próximos meses, já que, ao contrário do que aconteceu ao longo de muitos anos, em 2024, não haverá bar para explorar.
“Este ano, não temos um espaço disponível e uma vez que não teremos essas receitas, vamos então apostar noutros eventos, diversos e destinados a públicos diferentes. Por isso, gostaríamos de ter toda a população trofense presente”, referiu, em jeito de apelo, Rita Gomes.
Para já, a ser cozinhado está “um torneio de padel” e “uma caminhada e cãominhada”, mas outras iniciativas recreativas e culturais serão comunicadas, atempadamente, através do site www.nsdores2024.pt.
Em relação à angariação de fundos, que é “o garante de que as festas se conseguem realizar”, a comissão de festas prepara também o peditório porta a porta. E neste capítulo também há novidades. “Por cada donativo que chegue ou supere um valor padrão, as pessoas vão ter direito a um número que depois será sorteado para uma série de prémios, que depois vão ser divulgados. Outra grande aposta é a angariação de fundos pelas empresas da Trofa, através de packs publicitários específicos, que permitirão dar uma visibilidade diferente e alargada às empresas que ajudam mais e publicitam mais a festa da Senhora das Dores”, explicou a presidente da comissão de festas, que, mais uma vez, sublinhou a importância do “contributo de todos”.
Comissão quer procissão dos andores “majestosa como sempre”
À lista de pedidos foi acrescentado outro, para que não se perca o ex-libris da festas, que é a majestosa procissão dos andores. “Apelamos a todas as aldeias que criem as comissões de andores e iniciem os peditórios para que a procissão seja majestosa como tem sido todos os anos. Este ano não iremos fazer cortejos, portanto, os únicos peditórios que iremos fazer porta à porta serão os da comissão para a festa e os da comissão de andores para cada andor”, explicou Rita Gomes.
Venda de stands para ExpoTrofa com adesão satisfatória
Para a ExpoTrofa, na qual é responsável pela venda dos stands às empresas, a comissão de festas já tem bons indicadores. Rita Gomes admite que, em “poucos dias”, houve uma “grande afluência de pedidos” e “neste momento até já há poucos para vender”. Por isso, quem ainda quiser estar presente na Expotrofa, avisou, “deve enviar um e-mail para nsdores2024@gmail.com”.
Programa da festa “arrojado e diferenciador”
Já com parte do programa das festas alinhado, a comissão de festas não levanta o véu, mas garante diversidade e arrojo. Uma das intenções é fazer com que a festa “se concentre” no Parque Nossa Senhora das Dores e Dr. Lima Carneiro.
Mantendo a tradição no que às celebrações religiosas dizem respeito, a vertente profana contará com um programa que vai incluir “artistas de renome nacional, capazes de atrair muita gente, mas também artistas trofenses, que estão a fazer a sua carreira e a elevar-se”, revelou Rita Gomes, que prometeu a divulgação do programa para “breve”.
-
Assinatura em pdf2 semanas atrás
Edição papel nº287 do Jornal do Ave
-
Trofa2 semanas atrás
Colisão faz 4 feridos na EN14
-
Trofa2 semanas atrás
Atendimento na urgência de Famalicão e Santo Tirso só após chamada para SNS24
-
Região1 semana atrás
Santo Tirso acolhe Feira e Fórum do Mel
-
Crónicas e opinião2 semanas atrás
Linha do Equilíbrio: Aproveitar os raios de sol…!
-
Desporto2 semanas atrás
Manuel Alves conquista título do Grupo 991.2 na Porsche Sprint Challenge Ibérica
-
Falecimentos2 semanas atrás
Falecimento de Laura Odete Alves Pereira
-
Trofa2 semanas atrás
Aldeia de Natal no Parque Nossa Senhora das Dores de 1 de dezembro a 5 de janeiro