Fique ligado

Crónicas e opinião

Os Trofenses merecem mais que um Natal às escuras!

“Todos sabemos que o Natal é uma época fundamental para o comércio tradicional. Mas, neste Natal, a Trofa ficou às escuras, sem iluminações de rua e sem a animação típica desta quadra festiva.”

Avatar

Publicado

em

O Natal é para a maioria das famílias o tempo de união, de família, de alegria e nostalgia. As famílias Trofenses não fogem a esta regra e celebram à sua maneira, tradicionalmente em família, esta quadra tão especial. Natal é sinónimo de reunião à volta da mesa, de felicidade para os mais pequenos com os presentes que recebem, da azáfama das compras para rechear a mesa, e das visitas ao comércio tradicional para as compras de Natal.

Em Portugal há uma tradição antiga, que se mantém por todo o país. As cidades “vestem-se” com as suas melhores decorações. Nas ruas são instalados sistemas de som que animam o dia-a-dia e dão vida ao comércio. As Câmaras Municipais investem milhares de euros, e bem, nas decorações e nas iluminações para que o seu território seja atrativo e receba muitas visitas. Por vezes as iluminações parecem verdadeiros concursos para se perceber qual o Município com as luzes de Natal mais bonitas. No concelho da Trofa tínhamos uma particularidade interessante todos os anos. Dividíamos os desejos de Boas Festas com Santo Tirso, na rotunda à saída da A3.

Publicidade

 

Pois bem, este ano, nem esse pedaço de território que simbolicamente tanto nos diz tem a mensagem de Boas Festas Trofense. Apenas Santo Tirso o faz.

Desde 2017, altura em que assumi funções na Câmara Municipal da Trofa como Vereador, insisti para que o comércio local, do qual dependem muitas famílias Trofenses, fosse bem acarinhado e sentisse o forte apoio da autarquia. Esse apoio pode passar pela dinamização de eventos, campanhas de sensibilização para que se compre no comércio local, entre muitas outras medidas. Mas os comerciantes sabem que mereciam mais por parte da Câmara Municipal da Trofa, mas infelizmente esse apoio e esse impulso tarda em aparecer.

Todos sabemos que o Natal é uma época fundamental para o comércio tradicional. Mas, neste Natal, a Trofa ficou às escuras, sem iluminações de rua e sem a animação típica desta quadra festiva. A Trofa parece um Concelho fantasma à noite. Não há alegria, não há vida, não se sente que é Natal. Sei que temos, e bem, a decorrer a Aldeia Natal situada na Alameda. Já tive a oportunidade de a visitar. É uma boa aposta ainda que possa ficar aquém em alguns aspetos, nomeadamente na sua organização, mas sobre isso o balanço terá que ser feito no final para percebermos o impacto global desta aposta, e para percebermos os moldes em que a mesma foi organizada.

Mas olhemos à nossa volta. Pensemos nos concelhos vizinhos. Todos eles têm iluminação. Iluminação bonita e descentralizada pelas diferentes freguesias. A esmagadora maioria deles também presenteia a sua população com aldeias natal. Apostam em divertimentos, animação de rua e ainda promovem eventos descentralizados. No nosso caso, no concelho da Trofa, a única atração, a Aldeia Natal, fica circunscrita à sede de concelho, ignorando por completo as restantes freguesias e locais onde predomina o comércio local. Esta visão centralista e minimalista em nada beneficia a coesão territorial. Mais uma vez perdemos todos, e perdem acima de tudo os nossos empresários e comerciantes.

Preparar o Natal pode ser feito com um ano de antecedência. O Natal, entre outras características, tem uma que é sempre igual: a data. A data nunca altera, por isso não há qualquer justificação ou desculpa aceitável para não se preparar atempadamente e com rigor toda a burocracia documental para o concurso não ser alvo de qualquer contratempo esquisito. Não me vou manifestar sobre o “erro” que levou a que este ano a Trofa esteja despida, sem cor, sem alegria. Este ano teremos um Natal às escuras!

Neste momento, salvar o Natal na Trofa está dependente de cada um de nós. Caro leitor, está nas minhas mãos, nas suas mãos, ajudarmos o nosso comércio local. Se ainda não fez as suas compras não hesite em escolher: compre na Trofa. Este Natal dê luz ao comércio local. Compre na Trofa porque temos nos nossos comerciantes a esmagadora maioria dos presentes que precisa. Tem outras vantagens. Não precisa de se deslocar para as grandes superfícies, não precisa de ficar preso nas entradas e saídas dos shoppings, e com o seu gesto pode tornar o Natal mais feliz e mais generoso a muitos comerciantes, empresários e às suas famílias. Não deixe que um Concelho sem iluminação apague a sua visita ao comércio local!

Aproveito esta oportunidade para desejar a todos e a todas as Trofenses um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo com muito amor, paz, e alegria em família!

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...