Fique ligado

Trofa

ACT realizou ação na Variante à Trofa para comemorar Dia Mundial das Segurança e Saúde no Trabalho

Publicado

em

A Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT) optou pela empreitada da EN 14- Maia (Nó do Jumbo) e Interface Rodoferroviário da Trofa para comemorar em Portugal o Dia Mundial das Segurança e Saúde no Trabalho.

Na opinião dos inspetores da ACT, Amélia Silva e Daniel Silva, o local escolhido para esta iniciativa deve-se, ao fato desta obra de elevada envergadura, e com alguns riscos, estar a decorrer sem ocorrências. Mesmo assim nunca é demais abordar o tema junto de quem ali trabalha sobre: “um ambiente de trabalho seguro e saudável como princípio e direito fundamental no trabalho “.

Publicidade

 

Para além da ACT esteve presente na cerimónia Pedro Caetano, gestor de empreendimentos, das Infraestruturas de Portugal (IP), o supervisor da segurança, João Batista e pela parte do construtor, Gabriel Couto, João Morgado e José Rio, responsável no terreno pela obra.

Foi efetuada uma campanha de sensibilização junto dos 220 trabalhadores que laboram nesta empreitada que teve inicio em março do ano transato.

A Gabriel Couto aos longo dos seus 75 anos de existência tem investido, e muito, tanto a nível interno como internacional, em todas as vertentes na segurança dos seus colaboradores”, afirma Carlos Couto, CEO da construtora minhota.

No final da cerimónia a Gabriel Couto, para assinalar as boas praticas de segurança no presente e futuro, entregou um folheto informativo e uma pequena lembrança (porta-chaves com forma de capacete de proteção) a todos os trabalhadores que laboram na EN 14.

Recorde-se que esta empreitada está inserida no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no valor de 32 milhões, e que foi entregue à construtora de VN de Famalicão, Gabriel Couto. A decorrer em bom ritmo, estra infraestrutura de importância vital para a Maia, Trofa e VN de Famalicão, corresponde a um troço com cerca de 10 quilómetros. 

As três ligações à rede viária local previstas são do tipo rotunda, nas seguintes localizações: na EN318 na proximidade das Zonas Industriais do Soeiro e da Carriça; na atual EN14, localidade de Lantemil e na Interface Rodoferroviário da Trofa (existente) que permitirá a futura continuidade da Variante à EN14 para Norte.

No que respeita a Obras de Arte correntes, estão a ser construídas quatro Passagens Superiores, uma das quais pedonal, e duas Passagens Agrícolas.

Relativamente a Obras de Arte especiais, serão construídos quatro viadutos e uma ponte, numa extensão total de 2.000 metros: Viaduto sobre a Ribeira do Arquinho, com 374 metros; Viaduto de Vilares, com 264 metros; Viaduto das Covas, com 180 metros; Viaduto sobre o Vale de S. Roque, com 472 metros e a Ponte sobre o Rio Trofa, com 750 metros.

Serão também promovidos sete restabelecimentos de vias municipais, preconizando-se, na maioria dos casos, a melhoria das suas características em termos de perfil transversal. Os Nós, e respetivas rotundas, serão dotados de iluminação.

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...