Edição 778
Folha Liberal – Adeus Metro até à Trofa
Há mais de 20 anos que foi encerrada a linha de comboio entre a Trofa e o Porto-Trindade, conhecida como via estreita, com a justificação de que nesse canal seria construída a linha do Metro.
Apesar de constar do projeto inicial do Metro do Porto, a ligação à Trofa nunca veio a acontecer. O comboio acabou por ser substituído por autocarros, no troço onde não se concretizou o Metro (Trofa-ISMAI), e pelas intermináveis filas de trânsito.
Isto demonstra claramente uma de duas coisas: ou os sucessivos executivos Municipais não têm qualquer poder, ou pouco se importam com o caso. Uma terceira hipótese seria a soma das duas anteriores.
Neste caso nem podemos usar o habitual passar de culpas de um partido para o outro, já que, tanto a Câmara como o país foram sempre governados pelos mesmos (PS e PSD), o que, só por si, já nos devia colocar mais em alerta.
De vez em quando lá ouvimos falar novamente da expansão da linha até à Trofa, e vemos todos os decisores (desde presidentes da Câmara, ao presidente da Metro do Porto, e até a uma recomendação da Assembleia da República!) dizerem que é uma injustiça, que as pessoas foram enganadas, que não é por falta de dinheiro, que vão ser feitos novos estudos, que a obra vai ser uma realidade etc, etc. mas metro a chegar à Trofa… nada!
O Metro chegar à Trofa é de extrema importância para algumas zonas do concelho da Trofa, nomeadamente Guidões, Muro, Alvarelhos e Santiago de Bougado (especialmente as “Aldeias de Cima”). Já para a zona de São Martinho de Bougado isso não me parece tão evidente, já que aí existe a linha do comboio que em cerca de meia hora chega ao centro do Porto.
Tenho as maiores dúvidas de que, se fosse a zona de São Martinho de Bougado a mais afetada por esta situação, a situação ainda se mantivesse assim.
Em 2020, as obras de expansão do metro estavam orçadas em mais de 1100 milhões de euros e o orçamentado para o troço entre o ISMAI e a Trofa era de cerca de 120 milhões. No conjunto de todas as obras do Metro, não é um investimento assim tão relevante.
Trago aqui este assunto a propósito do interesse da Câmara Municipal, nomeadamente do seu presidente, em alterar o projeto existente, e fazer que, entre o novo edifício da Câmara Municipal e Paradela, o metro siga em túnel e não à superfície, como inicialmente previsto.
Não posso deixar de concordar que essa seria, de longe, a melhor solução, mas fico curioso para perceber como é que quem em 20 anos não conseguiu que cumprisse o projeto inicial existente, acha agora que se pode alterar o projeto, torná-lo consideravelmente mais caro a ainda assim fazer com que a obra nasça.
Tenho, genuína, curiosidade!
Isso seria, na minha modestíssima opinião, a indicação mais clara e concreta de que a obra não aconteceu até agora porque o interesse não é assim tão grande. Como eu não acredito nessa possibilidade (é mau demais para ser uma possibilidade) o que me parece é que mais vale dizer adeus ao Metro até à Trofa, porque agora serão necessários mais projetos, mais estudos, mais avaliações, mais isto, mais aquilo… e isso ficará para as calendas gregas.
Outra opção é fazer uma promessa. Por vezes acontecem milagres!
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