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Edição 774

Estratégia ambiental da Mercadona permite reutilizar 270 mil toneladas de plástico

Através dos “sistemas já consolidados” e das “estratégias de prevenção do desperdício alimentar e redistribuição de resíduos alimentares”, é já possível “recuperar anualmente mais de 267 mil toneladas de materiais recicláveis, que se tornam novamente matérias-primas nos ciclos de produção”.

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Apostada em contribuir para a diminuição da pegada ecológica, a Mercadona iniciou, há dois anos, um plano de investimento de 140 milhões de euros, que já resultou na transformação de todas as lojas no “Estratégia 6.25”. Os números traduzem as seis ações a implementar pelo retalhista até 2025, para concretizar o “objetivo triplo” de “reduzir 25% do plástico nas embalagens; tornar todas as embalagens de plástico recicláveis e reciclar todos os resíduos de plástico”.
Em comunicado, a empresa fez saber que, através dos “sistemas já consolidados” e das “estratégias de prevenção do desperdício alimentar e redistribuição de resíduos alimentares”, é já possível “recuperar anualmente mais de 267 mil toneladas de materiais recicláveis, que se tornam novamente matérias-primas nos ciclos de produção”. É a chamada “Economia Circular” a funcionar, num esforço que se estende também à reciclagem de películas plásticas, que, “em parte”, são reutilizadas para produzir “sacos de compras reutilizáveis”, o que gera uma poupança de “180 mil toneladas de materiais de utilização única”.
Nas prateleiras também se notam os efeitos deste plano ecológico. Há produtos que perderam plástico, como as embalagens de pizza em formato duplo, feitas com menos 23% deste material, o que corresponde a menos 170 toneladas por ano. Já o vidro substituiu o plástico do molho Thai Chili, do creme de avelã-cacau e maioneses, com uma poupança estimada pelo retalhista de mais de 900 toneladas por ano.
A incorpoação de material reciclado é outra das estratégias seguidas pela Mercadona, aplicada, concretamente, nas embalagens de papel de cozinha e papel higiénico, feitas com 33% de plástico reciclado. “A Mercadona e os seus fornecedores estão ainda a melhorar a reciclabilidade das embalagens, como acontece com a família de Papas de fruta variada, agora com embalagem reciclável de monomaterial; ou as Batatas bravas, nas quais se substituiu a base preta da embalagem por uma transparente que facilita a deteção ótica na estação de triagem, uma vez depositada no contentor amarelo, um passo antes da reciclagem”, detalhou a empresa.
Através do modelo 6.25, as lojas oferecem ao cliente “informação sobre reciclagem, novos sacos de secção, pictogramas nas embalagens para facilitar a separação correta, novos caixotes de lixo para reciclagem nas secções, nas entradas e na secção de Pronto a Comer”.

Doadas 670 toneladas de alimentos
Através da política de responsabilidade social, a Mercadona doou, nos primeiros seis meses deste ano, “670 toneladas de produtos de primeira necessidade” a instituições portuguesas. Os números foram avançados pelo retalhista, que, na Trofa, apoia a delegação da Trofa da Cruz Vermelha Portuguesa.
“Estas doações, que equivalem a mais de 11.000 carrinhos de compra, foram destinadas a mais de 30 cantinas sociais, cinco bancos de alimentos e outras entidades sociais com as quais a empresa colabora. No distrito do Porto, onde conta com 18 lojas, a Mercadona doou 373 toneladas de produtos de primeira necessidade a instituições locais de solidariedade social”, acrescentou a empresa, em comunicado.

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